STTRANS divulga levantamento das infrações cometidas em Santana

Fiscalizações intensas
A Superintendência de Transporte e Transito de Santana (STTrans), realizou e concluiu nesta quinta-feira (30/07) estatística de notificações de infrações de trânsito, foram 576 notificações de infrações cometidas nas vias de Santana por condutores de carros e motos no período de janeiro a junho deste ano. 

Segundo a STTrans, neste periodo a prática de desobedecer as autoridades de transito, artigo 195 CTB, já corresponde a 30% (175) das 576 multas aplicadas. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a multa para quem comete a infração é de R$ 127,69. 

O condutor antes de ser notificado, tem o direito de defesa e pode entrar com recurso caso tenha certeza que não cometeu a infração, caso tenha cometido ainda poderá paga a multa antes do vencimento com 20% de desconto, (artigo 284 do CTB). 

Em segundo lugar está o estacionamento proibido, que gerou resultou em 104 infrações cometidas nas ruas de Santana, conforme o artigo 181. O valor da multa no CTB corresponde a R$ 85,13. 

Logo em seguida, considerada a terceira infração mais cometida é dirigir falando ao celular que já gerou 70 multas e deixar de usar o cinto de segurança foi a quarta infração mais autuada pelos agentes de transito com 48 infrações. 

A imprudência e a má condução são as principais responsáveis pelos acidentes de trânsito. O fato é que a maioria desses acidentes é causado por falta de atenção ou uma distração, na maioria das vezes causado pelo uso de um celular no transito. 

Ressalta o Diretor do Sindicato dos Servidores Municipais de Santana, o senhor Renato Rafael, que quanto a problemas no momento da aplicação das multas, na maioria das vezes, os agentes de trânsito enfrentam resistência quando há contato com o motorista. 

“Sempre tem alguém que não entende que estacionou embaixo da placa ou que está na faixa que é proibida”, disse ele. 

As multas relacionadas à ação de dirigir falando ao telefone também são aplicadas pelos agentes. No entanto, Rafael destacou que é mais raro haver problemas com o infrator, já que geralmente elas são aplicadas quando os motoristas estão dirigindo. 

“Em alguns casos, quando o motorista percebe que foi multado, ele volta e tenta questionar”, contou. 

Todos os dias 15 agentes de Trânsito circulam pelas principais ruas e avenidas da cidade, orientando e fiscalizando a conduta dos motoristas. Na rua Salvador Diniz, há o maior registro de casos das infrações de trânsito. Devido em toda sua extensão existir varias faixas de pedestre, escolas e agencia bancaria. 

Para o Coordenador da STTrans, Alexandro Soares, a presença dos agentes de Trânsito nas principais ruas e avenidas na cidade é de extrema importância para que os motoristas se sintam inibidos a cometer delitos. 

“Só a presença dos agentes já altera o comportamento dos motoristas; nem sempre é necessário autuar. A Superintendência busca orientar e conscientizar os condutores para tornar o trânsito um local mais seguro, comentou o superintendente do STTrans, Juracy Juca.

Comentários