Em tribuna, Calandrini expôs situação da segurança pública no Amapá

Calandrini expôs situação da segurança no AP
A preocupante situação em que o Estado do Amapá vive na área da segurança pública foi o principal tema debatido na sessão desta terça-feira (23/06) na Câmara de Vereadores de Santana, que contou com a presença do titular da Sejusp (Secretaria de Estado da justiça e Segurança Pública), Coronel Gastão Valente Calandrini de Azevedo. 

Por mais de duas horas, Calandrini expôs aos vereadores e para a expressiva comunidade que estava presente sobre a situação em que recebeu o setor em questão, assim como também enumerou e explicou detalhadamente sobre os índices alarmantes da violência no Amapá, onde ações policiais e governamentais vêm sendo tomadas para reduzir esses indicadores e manter a ordem pública. 

Índices da violência
Inicialmente, o secretário apresentou um relatório com percentuais (formato planilha) relacionados aos diversos tipos de crimes urbanos ocorridos no 1º trimestre (de 1º de janeiro a 31 de março) deste ano no município de Santana, onde apontou que a violência doméstica continua liderando esse tipo de estatística. 

Respondeu várias perguntas
“A violência contra a mulher continua sendo o principal líder dessa lista de infrações mais graves cometidas na sociedade, e mostrando que na maioria das vezes essas ocorrências acontecem mais nos finais de semana, quando o marido sai para beber”, justificou Calandrini sobre os altos índices de registros de violência doméstica que ocorrem na cidade. 

Além desse crime doméstico, o secretário citou outros atos criminais que estão consecutivamente registrados na recente estatística, que são: Ato Infracional (envolvendo menor de idade), acidentes de transito, ameaças de invulnerável, e lesão corporal. “Foi um trimestre bem considerável se compararmos com o mesmo período em 2014”, disse. 

Na listagem dos bairros santanenses que mais registraram ocorrências policiais, Calandrini comentou sobre a atual situação da área portuária do município. “Ela (área portuária) continua no topo dos bairros que mais registraram ocorrências nesses primeiros meses, mas já atingimos uma redução de quase 30% dessa criminalidade com ações de blitz naquela área, mas isso ainda nos mantém preocupado”, observou. 

Ainda de acordo com o relatório apresentado, o secretário comentou sobre bairros santanenses que chegaram a registrar até 150% de crimes em relação ao ano anterior. “Já imaginou o Distrito Industrial ter registrado duas (02) ocorrências em 2014, e já ter cinco somente nos três primeiros meses desse ano?”, surpreendeu-se o secretário na tribuna da Câmara. 

Situações das Seccionais
Em relação às instituições que integram a jurisdição da Secretaria (delegacias e seccionais), Calandrini explanou a situação patrimonial em que se encontravam as entidades quando assumiu a pasta. 

“Com um mês de governo, tomamos conhecimento de que os prédios de pelo menos duas delegacias de Santana haviam sido condenados e precisavam ser interditadas com urgência. Não tivemos outra escolha, a não ser transferir os serviços para outros locais”, explicou Calandrini, que já garantiu a transferência de outra delegacia, devido está em local bastante comprometido. “Já acertamos para nos próximos dias efetuar a transferência da Delegacia das Mulheres para outro local (alugado) pelo mesmo motivo, não está mais podendo atender em um lugar comprometido fisicamente”. 

Contingente insuficiente
Na questão do contingente policial que atua no município de Santana, o secretário confirmou sobre a carência de mais militares na área. 

“Fizemos um levantamento logístico e administrativo sobre a necessidade de mais policiais para o Batalhão de Santana, e constatamos que a cidade deveria ter no mínimo 600 homens para cobrir os perímetros urbanos, suburbanos e distritais (como Ilha de Santana, Anauerapucu e outros), mas temos somente 290 policiais lotados nesse Batalhão”, lamentou, sabendo que o efetivo existente tem por objetivo cobrir a segurança da sede municipal e dos distritos adjacentes. 

Recursos públicos
Segundo Calandrini, mesmo enfrentando dificuldades ligadas ao insuficiente quantitativo de policiais ou melhores condições físicas e administrativas para o setor, informou publicamente que o Governo Estadual vem buscando de várias formas auxiliar na área, mesmo ocorrendo os constantes orçamentários e administrativos que o Executivo vem fazendo. 

Secretário garantiu concurso público
“Mesmo havendo um profundo corte que pode chegar a 60% de recursos do FPE (Fundo de Participação dos Estados), o governador Waldez Góes deixou claro que os cortes não afetarão de forma alguma a segurança pública, justamente para que possamos ampliar nossas ações e reduzir ainda mais os índices de violência”, garantiu. 

Pretensões governamentais
Mesmo diante da crise institucional que afeta vários setores do Executivo Estadual, Calandrini salientou as ações que vem sendo desenvolvidas pela Secretaria de Segurança Pública, distribuídos pela Polícia Militar, Civil, e Bombeiro Militar, assim como também anunciou a realização de concurso público para o aumento de contingente militar e civil, com possibilidades de lançamento do Edital de Processo Seletivo ainda este ano. 

“Nosso contingencial deveria ser de mais de 7.200 policiais militares, e o que temos atualmente não chega a 50% desse objetivo. Com certeza com a realização de futuros concursos públicos, atingiremos a margem de cerca de 1.100 novos policiais a serem contratados até os próximos dois ou três anos”, prevê Calandrini. 

Após explanar todos os aspectos relacionados à segurança pública, a Mesa Diretora da Câmara de vereadores de Santana (presidente interinamente pelo vereador Anderson Almeida) liberou o direito de dúvidas e questionamentos para os demais edis e para o público presente.

Comentários