“Posto de arrecadação da CEA nunca funciona”

Aviso na porta sugere outros locais de pagamento
A afirmação revoltante partiu da doméstica Ana Maria Carvalho que reside nas proximidades da ponte intermunicipal do distrito portuário do Igarapé da Fortaleza, e após se deslocar de sua residência até a agência regional da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) em Santana, com o intuito de pagar pela fatura mensal de energia elétrica, se deparou com uma surpresa: havia uma placa na porta do posto de arrecadação da agência contendo a frase “Sistema Indisponível”, e o indicativo de outros postos opcionais de pagamento de contas. 

“Isso que é uma grande falta de respeito com a população. Além de já faltar energia todo dia e não mandarem a conta em dias para nossa casa, ainda temos que sofrer com esse negócio de procurar um local certo pra pagar pelo erro deles”, questionou a doméstica, que ainda disse ser comum o fato deste posto de arrecadação está inoperante. 

“Todo mês, quando venho pegar uma segunda via da conta (já que a primeira via nem sempre chega no prazo estipulado), é essa novela para imprimir a via e outra novela pra tentar pagar a conta, e quando vejo, é a mesma situação, o posto de pagamento nunca funciona”, explicou a doméstica. 

Assim como Ana Maria, o número de reclamante sobre os serviços da CEA em Santana são maiores. O taxista José Raimundo também enfrenta dificuldades semelhantes durante o mês para pagar a fatura de consumo elétrico. 

“Se tem o atendimento para negociar as dívidas de energia e até emitir novas contas, deveriam ser mais atentos para facilitar a forma de pagamento para o povo, já que é a gente que paga o salário deles”, contestou o taxista. 

Agência da CEA em Santana, no Centro da cidade
Outros Postos
O blog STN/AP procurou pelo atendimento da CEA em Santana para buscar esclarecimento sobre as insatisfações questionadas, onde uma funcionária (que preferiu não ceder seu nome) informou que a Companhia terceirizou no início do ano a área de arrecadação, passando o serviço para empresas privadas, alegando não ter mais responsabilidade sobre as constantes inadimplências oferecidas pelos sistemas das empresas. 

“O setor de arrecadação da CEA é um serviço que foi terceirizado ainda no final de 2014, justamente para facilitar o acesso por outras formas de pagamento, havendo lojas e bancos, e que eles que são responsáveis de apenas nos repassar os valores pagos pela energia. Tanto que o posto de pagamento que existe em anexo na agência de Santana corresponde aos serviços da CEF (Caixa Economica Federal), e não à CEA”, explicou a funcionária da estatal. 

Para evitarem a perda nos fornecimentos, tanto de energia elétrica, como de água e telefone móvel, a população santanense procura outros pontos de pagamentos, como a agência dos Correios, Casas Lotéricas, Loja Center Kennedy e as Farmácias “Anastácia” (dos bairros Paraíso e Centro).

Comentários