Famílias atingidas por chuvas estão abrigadas em escola municipal

Famílias abrigadas em salas de escola
As fortes chuvas que estão caindo nos últimos dias nas cidades de Macapá e Santana, já estão deixando suas consequências urbanas: um número considerável de famílias que residem nas áreas baixas (palafitas) dessas cidades tiveram suas casas atingidas com as enchentes dos locais. 

No município de Santana, algumas residências situadas no bairro Remédios II já foram “pro fundo” com o aumento no nível das águas de algumas áreas de ressaca, obrigando a Defesa Civil, juntamente com apoio da Prefeitura de Santana, a tomarem imediatas providências de ações de retirada de diversas famílias atingidas pelas chuvas. 

Ainda na tarde de ontem (20/03), as três primeiras famílias atingidas pelas chuvas de Santana foram encaminhadas para a Casa da Juventude (Caju), no entanto, o espaço foi logo diminuindo em virtude das chegadas de outras famílias desabrigadas, sendo preciso transferir as famílias prejudicadas para a Escola Municipal Amazonas, localizada no centro da cidade, onde ocupam 05 salas de aula. 

Secretária Antônia Guedes acompanha a situação
Auxílio Municipal
Cedido pela Prefeitura de Santana, a Escola Municipal Amazonas está servindo de abrigo para pelo menos 10 famílias que já se alojaram desde ontem (20). Com mais de 50 pessoas, 25 são crianças com menos de 10 anos de idade. 

“Estamos prestando todo auxílio necessário que precisam. Desde ontem que todas as refeições estão sendo arcadas pela prefeitura e de alguns parceiros que estão acompanhando essa luta”, falou a secretária de Educação de Santana Antônia Guedes, que coordena e acompanha o alojamento das famílias atingidas pelas chuvas, na qual pressente que o número de desabrigados pode aumentar: “Ainda não temos um número exato de famílias que podem precisar do apoio da prefeitura, mas estamos nos prevenindo com a liberação de outras salas de aula para receber qualquer informação de ajuda da Defesa Civil”. 

Além da Secretaria Municipal de Educação, a Prefeitura de Santana cedeu diversos profissionais que atuam na área da saúde (técnicos e enfermeiros) e assistentes sociais para acompanharem a situação individual das famílias. 

Donativos estão sendo coletados para as famílias
“Como essas famílias ficaram expostas à riscos de doenças como malária, leptospirose e outras doenças, várias pessoas que vieram das áreas alagadas foram consultadas e até vacinadas”, ressaltou Antônia Guedes. 

Ajudas Institucionais
Entre instituições religiosas que estão contribuindo com donativos materiais, também estão comerciantes e alguns empresários do ramo alimentício, que estão doando outros produtos relacionados à higiene. 

“As pessoas que quiserem doar com alimentos, roupas de qualquer tamanho, ou com lençóis, cobertores, tudo será bem aceito para ajudar essas famílias”, pediu a professora Alcicléia Rodrigues, que compareceu à escola, levando várias sacolas de roupas para serem doadas. 

A Escola Municipal Amazonas está localizada no cruzamento da Avenida 15 de Novembro com a Rua Salvador Diniz, no Centro Comercial de Santana. Em virtude das salas da escola estarem cedidas para as famílias, as aulas municipais estão temporariamente suspensas.

Comentários