MP realiza 2ª etapa do curso “Círculos Restaurativos”

A Escola Judicial do Amapá (EJAP) realizou no período de 10 a 14 de novembro a segunda etapa do projeto “Círculos Restaurativos: reconstruindo afeto, pacificando relações familiares”, fruto da parceria entre Ministério Público do Amapá e Tribunal de Justiça do Amapá, com apoio da Prefeitura Municipal de Santana. 

O evento ocorreu em cumprimento a etapa que trata da formação de uma segunda turma de facilitadores. Os temas foram ministrados pelas mediadoras Violeta Daou e Marta dos Reis Marioni, ambas sócio-fundadoras do Instituto THEM – Transformação Humana em Educação e Mediação de São Paulo. 

O projeto "Círculo Restaurativo" é uma prática integrada ao procedimento Justiça Restaurativa, proposto no Projeto Justiça para o Século 21, que procura, ao invés de aplicação de punição, atuar na prevenção de casos onde a situação de violência ocorre com frequência. 

De acordo com Lucineide Santos, assistente social do Juizado de Violência Doméstica, o curso será direcionado à violência que envolve conflitos entre cônjuges, filhos e pais, e entre irmãos. 

“É uma metodologia que objetiva fortalecer vínculos familiares e resolver conflitos, independente do processo judicial. É uma forma de prevenir novos conflitos. O objetivo desta 2ª turma foi ampliar o trabalho não somente dentro das instituições do Judiciário e Ministério Público, mas também através das comunidades”, reiterou. 

O servidor interessado em participar de outros cursos que ocorrerão pelo Ministério Público do Amapá, pode fazer sua inscrição através do endereço eletrônico: ejap@tjap.jus.br. 

O horário dessas aulas será de 14h00 as 18h30, e será realizado na sede da Escola Judicial do Amapá, localizada na Av. Padre Júlio Maria Lombaerd nº 958. Mais informações pelo telefone: (96) 3312-3300 Ramais: 3824, 3825, 3826, 3827.

Comentários