Legislativo santanense quer explicações sobre atual situação da Zamin no Amapá

A última sessão ordinária realizada esta semana na Câmara de Vereadores de Santana foi bastante intensa, onde a empresa Zamin Mineração foi a principal pauta da sessão. 

Segundo informações divulgadas pela imprensa local, a mineradora vem atravessando um período bastante delicado em termos operacionais e financeiros, na qual já resultou na demissão de mais de 1.200 trabalhadores (diretos e terceirizados) nos últimos 14 meses e encontra-se devendo mais de dois meses de salários atrasados para o atual quadro funcional que ainda mantém em seus escritórios localizados nos municípios de Serra do Navio, Pedra Branca, Porto Grande e Santana (escritório-sede). 

“Quem acompanha de perto essa situação, percebe claramente que essas demissões em massa não estão causando apenas efeitos negativos para a economia do nosso município (Santana), mas também para grande parte do nosso Estado, onde mais de 1.200 pais de famílias ficam desempregados em um período tão próximo deste final de ano. Da mesma forma ficam aqueles trabalhadores sem terem uma certeza se terão algo para comemorar por estarem com mais de dois meses de salários atrasados. Esses é que estão em situação mais complicada”, explicou o vereador Zé Roberto (PT) na tribuna da Câmara de vereadores de Santana na última quinta-feira (27/11), que contou com a presença de oito dos treze vereadores daquela Casa de Leis. 

O vereador petista contou ter sido procurado por um grupo de trabalhadores da referida mineradora, que lhe contaram terem sido intimados a não manifestarem publicamente suas revoltas em relação à atual situação que empresa vem atravessando no Estado. 

“Esses trabalhadores me contaram que foram ameaçados por assessores da diretoria caso fizessem qualquer movimento para tentar paralisar os trabalhos da empresa e causasse qualquer situação comprometedora que atingisse a imagem da empresa. Esses trabalhadores não estão fazendo nada para prejudicar a empresa, apenas exigindo o que é de direito deles, o ‘ganha-pão’ que eles podem sustentar suas famílias”, contou o vereador, na presença de alguns trabalhadores da mineradora que estavam presentes durante a sessão. 

Convocação
Expondo alguns pontos que demonstram a atual situação da empresa Zamin Mineração no Amapá, o vereador Zé Roberto apresentou à Mesa Diretora da Câmara de Vereadores um documento parlamentar, onde solicita a presença – sob caráter emergencial – de algum representante legal que componha a diretoria executiva da empresa para esclarecer os reais motivos que se encontram a mineradora em nosso Estado, buscando também explanar detalhes ligados às demissões em massa ocorrida nos últimos meses. 

“Não apenas os trabalhadores demitidos e sem receber esperam uma boa explicação sobre a situação da empresa no Estado, mas também o povo do Amapá espera saber uma resposta em relação ao futuro da empresa no Estado, já que não sabemos se ela ainda vai ou não continuar explorando ou exportando algum tipo de minério aqui do nosso Estado”, disse esperançoso o líder petista na Câmara santanense. 

Além do vereador petista, estiveram presentes nessa mesma sessão os vereadores Claudomiro “Coló” Guedes, Vicente Marques, Jailson Matos (DEM), Anderson Almeida, Socorro Balieiro e Ivo Giusti.

Comentários