Polícia Civil combateu crimes eleitorais e instaurou procedimentos

A Polícia Civil instaurou procedimentos relacionados as ocorrências envolvendo crime eleitoral, registradas no domingo passado, 05/10, no município de Santana, segundo maior colégio eleitoral do Amapá. 

De acordo com o delegado José Neto, da 1ª Delegacia de Polícia, um dos casos considerados mais graves foi de uma pessoa flagrada com material de campanha, adesivos e santinhos de dois candidatos. 

No veículo, os policiais encontraram também ingressos de festas, que seriam distribuídos aos eleitores gratuitamente, provavelmente em troca de votos, além de dinheiro. 

“De acordo com o juiz eleitoral da Comarca de Santana, fomos orientados a repassar esta ocorrência à Polícia Federal, para fazer uma investigação minuciosa e apurar o envolvimento dos pleiteantes a cargos políticos”, revelou o delegado. 

Segundo ele, outras quatro pessoas foram levadas à delegacia, acusadas de estarem com material de candidatos, fazendo boca de urna e transportando eleitores em carros particulares as seções eleitorais. 

O material de campanha foi apreendido. Contra os suspeitos, foi lavrado Termo Circunstanciado (TC). Eles ficaram detidos e, poucos minutos antes do término do horário de votação, foram liberados para votar, mas vão responder pelos atos à Justiça Eleitoral. 

Durante todo o domingo, pelo menos quatro veículos foram apreendidos e recolhidos ao quartel do 4º Batalhão da Polícia Militar, por suspeita de estarem fazendo campanha irregular. 

O delegado José Neto ressalta, no entanto, que o processo eleitoral municipal de 2012 foi mais movimentado do que deste ano.

Comentários