Operação "Águas Seguras" tenta evitar sinistros como o naufrágio do ano passado

O Comando do 4º Distrito Naval iniciou neste mês a realização da “Operação Águas Seguras”, em todo o Estado. Segundo informações oficiais da Capitania dos Portos no Amapá, o objetivo é conscientizar tripulantes e usuários de embarcações quanto à segurança da navegação. 

Durante a Operação serão executadas ações de inspeção naval, cursos de capacitação para aquaviários, palestras educativas, além da distribuição de folhetos e cartilhas de conscientização sobre os principais itens de segurança nas embarcações. O enfoque orienta garantir segurança também durante a realização do Círio Fluvial, em outubro. 

O Comandante da Capitania dos Portos, Lúcio Marques garante que a Operação não visa exclusivamente realizar uma ação preventiva específica durante o Círio Fluvial, que será realizado uma semana antes do Dia de Nossa Senhora de Nazaré. “É certo que muitos acidentes têm ocorrido durante a realização do Círio Fluvial, mas o nosso foco é a segurança da navegação como um todo, em todos os municípios amapaenses, exatamente para prevenir a repetição de tragédias nos rios amapaenses”, explica. 

Segundo ele, até o momento, 700 embarcações foram fiscalizadas e destas, sete foram apreendidas por falta de documentos, tripulação e equipamentos de segurança adequados para atender a demanda do veículo. “Notificamos 30 embarcações, mas em primeiro foco visamos a orientação e forma de qual se pode sanar as irregularidades para em uma outra fase iniciar uma fiscalização mais intensa”, frisa. 

A operação conta com o apoio de quatro lanchas e efetivo do grupamento da Patrulha Naval do Norte, com sede em Belém (PA), que intensifica ações em Macapá, Santana e municípios do interior do Estado e do Pará, como Almeirim, Chaves, Breves, Afuá e Gurupá. “Nossa intenção ainda é convidar os proprietários que não registram suas embarcações, especialmente quem vai participar do Círio, que podem vir na capitania, é um procedimento gratuito e garante a segurança de todos”, afirma o comandante. 

A Marinha do Brasil disponibiliza gratuitamente o “Disque Segurança da Navegação”, por meio do telefone 0800-280-7200, o qual pode ser acionado a qualquer momento, pelos passageiros ao detectarem qualquer irregularidade que possa comprometer a segurança da navegação. 

Naufrágio
No ano passado, pelo menos doze pessoas morreram após o naufrágio de um barco que participava do Círio Fluvial de Macapá. Entre os mortos, estava o comandante do barco, cujo corpo foi resgatado pelos Bombeiros. A embarcação, alugada para o Sindicato dos Servidores Públicos Federais, saiu da cidade de Santana por volta das 7h30 do dia 12 de outubro. Ela participava do Círio Fluvial, procissão realizada por cerca de 50 embarcações em homenagem à Virgem de Nazaré, padroeira da Amazônia, saindo de Santana até Macapá. 

O acidente teria acontecido por volta das 10h30, após a chegada ao destino. De acordo com sobreviventes, o barco virou quando se aproximava do distrito de Fazendinha. Corpos foram encontrados no dia seguinte na orla de Macapá, para onde foram arrastados pela correnteza. 

Por Jéssica Alves (Jornal do Dia)

Comentários