Servidores da Sema são habilitados para pilotar voadeiras

O curso começou no dia 18 deste mês e vai até amanhã, 29/08 (sexta-feira), com a formatura dos alunos. O treinamento está sendo realizado para servidores de várias instituições, como Sema, IEF, Polícia Federal e Guardas Portuários de Santana. 

O objetivo do curso é capacitar o servidor para conduzir pequenas embarcações de até 6 metros de comprimento de órgãos públicos extra Marinha, empregadas na navegação no interior. 

“O curso para formação de piloto de voadeira inclui aulas teóricas e práticas. São ministradas aulas de legislação, nomenclatura da embarcação, manobra da embarcação, segurança e sobrevivência pessoal, comunicações, estabilidade, primeiros socorros, meteorologia e navegação”, explica Eudimar Viana, Coordenador de Gestão de Unidade de Conservação da Sema. 

A segurança dos pilotos é fundamental para garantir o trânsito das embarcações, sem oferecer risco à população das comunidades ribeirinhas e aos próprios servidores. Vale ressaltar que a Marinha fiscaliza todos os pilotos e autua aqueles que não têm o documento de habilitação. Portanto, esta oportunidade oferecida pela Marinha do Brasil aos servidores da Sema é fundamental para uma melhor eficiência no atendimento às comunidades ribeirinhas das Unidades de Conservação Estaduais. 

De acordo com o coordenador de Unidade de Conservação, Eudimar Viana, a Sema fez a solicitação do curso e a Marinha, de pronto, disponibilizou as vagas. Ele ressaltou que o Governo do Estado entregou cinco voadeiras para dar apoio nas inúmeras atividades desenvolvidas pela Sema. Com isso, precisamos ter servidores habilitados para pilotar as voadeiras com segurança.

Comentários