Estrutura portuária de Santana deve colocar o Amapá em posição de destaque nacional

Ontem (07/08) foi dado um passo importante para a geração de emprego e renda no Amapá. A CianPort (Companhia Norte de Navegação e Portos) assinou em Brasília, o contrato de adesão para a construção de um terminal de grãos no distrito de Miritituba (PA). A outorga, com duração de 25 anos, está sendo concedida pela Secretaria de Portos (SEP) da Presidência da República e pode ser renovada por igual período. 

As informações são da assessoria da deputada federal Fátima Pelaes. Localizado no Rio Tapajós, o terminal instalado dentro do município de Itaituba, fica a 340 quilômetros de Santarém (PA) e vai beneficiar o escoamento da safra de grãos pelo norte do país, desafogando o trecho norte da BR 163, ainda em fase de duplicação. 

Para a deputada federal Fátima Pelaes (PMDB/AP) esse é primeiro passo para colocar o município de Santana no patamar de um dos maiores polos econômicos do país. Em Miritituba os grãos provenientes do Mato Grosso serão transportados em barcaças até o porto privado da Cianport, na ilha de Santana, onde será feito o transbordo para navios provenientes de vários portos do mundo. 

“Esse empreendimento será importante a medida que irá beneficiar direta e indiretamente milhares de trabalhadores, gerando renda para a população de Santana e potencializando a economia local. O Amapá está criando uma nova matriz econômica, tornado o Estado um dos principais corredores de grãos do país. Desde o início, o nosso mandato e o governo do Estado tem dado todo o apoio para a instalação de empreendimentos privados que fomentem a economia e gerem emprego e renda para a nossa gente “, afirmou a parlamentar.

Comentários