Depois de quase cinco anos na casa de acolhida Marcelo Cândia, adolescente retorna ao convívio familiar

Em uma das quinze audiências concentradas realizadas nesta sexta-feira (15/08), na Casa de Acolhida Marcelo Cândia, uma adolescente aceitou morar com seu pai, a madrasta e o irmão. Foram quase cinco anos em que a garota estava acolhida na referida Instituição. A decisão da menor decorreu do período de férias que passou com os familiares no mês de julho. 

Segundo o pai da menina, há alguns anos a situação era de muita carência e a mãe decidiu abandonar o lar. Nunca mais se soube o paradeiro dela. Não tendo como criar a filha e o outro filho, ainda pequeno, o pai procurou a Casa da Hospitalidade e lá deixou o menino, e a filha ficou na Casa Marcelo Cândia, localizada na Vila Amazonas, em Santana. 

Há três meses o garoto, que está com 11 anos de idade, já se encontra com o pai. A adolescente, com 17 anos de idade, manifestou em audiência a alegria de ir morar com a família. 

“Agradeço a Deus e as pessoas dessa Casa de Acolhida que cuidaram todo esse tempo de minha filha. Agora minha família está completa. Tenho minha filha de volta e apesar das dificuldades, vou lutar todos os dias pelo bem deles”, desabafou o pai. 

Para a juíza Larissa Noronha, responsável pela Vara da Infância e Juventude de Santana, a desagregação familiar vitimiza a prole. Quando a adolescente chega à instituição, o trabalho de psicólogos e assistentes sociais é fundamental para restabelecer o vínculo familiar e criar bases para a menor retornar ao lar. 

Nesta segunda edição de audiências concentradas em 2014, foi intensa a movimentação na Casa de Acolhida Marcelo Cândia, e contou com o auxílio do juiz Antônio José de Menezes, promotores de Justiça, defensores públicos e serventuários. 

O objetivo é sempre fazer a reavaliação da situação de acolhimento institucional de meninas de 12 aos 18 anos de idade, e também de conversar com os familiares, para saber se anseiam pelo retorno da adolescente ao lar. A próxima edição das Audiências Concentradas será em fevereiro de 2015.

Comentários