CEA diz que falta de energia se deve à instabilidade do sistema

A Companhia de Eletricidade do Amapá posicionou-se na última sexta-feira (22/08), sobre as constantes interrupções de energia que tem ocorrido em pontos localizados da cidade. De acordo com o diretor de Operação e presidente em exercício da empresa, Ubiracy do Amaral, elas decorrem de problemas com arborização ou devido à instabilidade inerente do sistema isolado da Usina Termoelétrica de Santana. 

Ubiracy do Amaral afirmou que, para reduzir os desligamentos, a CEA está investindo em manutenção preventiva para reduzir os desligamentos de energia que vem ocorrendo, reforçando o número de equipes e intensificando os serviços para melhorar a rede de distribuição visando melhor atender ao consumidor. Ele explica que o Sistema Elétrico do Amapá é um sistema com grande componente térmico e isolado do Sistema Interligado Nacional. “Essa característica o torna instável e suscetível a constantes desligamentos”. 

O diretor esclareceu que, por isso, o Amapá padece há anos com constantes interrupções no fornecimento de energia. Investimentos feitos pelo Governo do Estado, da ordem de R$ 170 milhões do financiamento da Caixa, estão destinados para interligar o Amapá e adequar as instalações elétricas aos padrões do Sistema Interligado Nacional (SIN). 

Sobre a falta de energia, Ubiracy disse que algumas providências nesse sentido já estão sendo adotadas de imediato para minimizar o problema, como os investimentos no setor de manutenção da Companhia para recuperar a rede de distribuição e reforços nas subestações da Eletronorte. “Isso demanda certo tempo para realizar as correções, mas as providências estão sendo adotadas”, declarou. 

O diretor informou que um importante serviço de adequação de circuitos que apresentam sobrecarga está sendo realizado, cujo objetivo é diminuir o número de desligamentos na baixa tensão que chegam a ocasionar a queima de transformadores, trazendo prejuízos não só aos consumidores, quanto também para a empresa.

Comentários