Governo quer bases de exploração de petróleo no estado do Amapá

Na última quarta-feira, 16/07, uma equipe do governo formada por gestores de meio ambiente e do segmento econômico, chefiada pelo governador Camilo Capiberibe reuniu-se com executivos da segunda maior operadora do setor no país, a Total E&P do Brasil. A empresa petrolífera ganhou cinco dos seis blocos de rochas sedimentares – que têm potencial para produção de petróleo e gás combustível – leiloados Pelo Governo Federal na costa amapaense. 

Durante o encontro dessa quarta-feira, os diretores gerais, Denis Besset, e de assuntos corporativos, Ulisses Martins, juntamente com o gerente de HSE (sigla em inglês para Saúde, Segurança e Ambiente), Cláudio Costa, fizeram uma apresentação na qual expuseram o planejamento para desenvolver a atividade na costa amapaense com destaque para as oportunidades econômicas e sociais para o desenvolvimento do Estado. “A localização do Amapá, é uma vantagem porque o Estado está mais perto dos blocos para exploração. Além disso, com os incentivos que o Estado oferece, o Amapá pode ser base para instalação da nossa empresa”, disse Denis Besset. 

O governador Camilo Capiberibe disse que o governo está aberto para discutir os incentivos, e afirmou que o Estado já saiu na frente quando garantiu a área na Ilha de Santana para logística de escoamento não apenas do petróleo, mas de outros importantes produtos brasileiros de exportação: grãos e bens industrializados. 

“A infraestrutura e logística que gira em torno da potencial atividade petrolífera na costa amapaense abrem oportunidades para o Estado se tornar um provedor nos mais diversos serviços: portuário, com atividades de carga e descarga, apoio operacional, manutenção industrial, hospedagem de trabalhadores, entre outros. E é justamente aí que reside a geração de emprego e consequente aquecimento da economia local. Por isto, o governo vai fazer todos os esforços para que a base das empresas que vão explorar o petróleo na costa do Amapá, sejam instaladas aqui”, explicou o governador. 

De acordo com o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Mineração, José Reinaldo Picanço, o espaço deverá atrair investimentos com capital público e privado para tornar o Amapá uma base de apoio à exportação. 

“Será uma área de expansão da logística e infraestrutura portuária, como estocagem e entreposto para o agronegócio, a indústria em geral, e a exploração de petróleo na costa amapaense. Trata-se de uma Zona de Processamento de Exportação, uma ZPE, para a qual já temos assegurados R$ 20 milhões para a implantação”, explicou. 

“Com o planejamento correto, podemos transformar o Amapá em uma forte base de apoio logístico para a indústria petrolífera. Com a nossa área de expansão de logística que vamos criar em Santana vamos atrair os grandes investidores, que nos colocarão na rota dos mercados americano, asiático e europeu. Numa outra frente, vamos fazer o Amapá uma base de apoio logístico para o petróleo ou gás. Tudo isto vai movimentar os segmentos sociais e econômicos no Amapá”, garantiu Picanço.

Comentários