Governo inicia obras do Centro de Arte e Cultura de Santana

O governador Camilo Capiberibe anunciou no último dia 27/06, o início da construção, no bairro Central, do primeiro espaço sociocultural de Santana. O Centro de Arte e Cultura de Santana será construído no bairro central e tem como objetivo preservar o desenvolvimento sociocultural do povo amapaense, utilizando a arte e a cultura como instrumentos de capacitação e inclusão social. 

O complexo será erguido com recursos provenientes do Ministério da Defesa, através do Programa Calha Norte, adquiridos por meio de emenda parlamentar do deputado federal Bala Rocha (PDT) e contrapartida do Governo do Estado do Amapá de R$ 1,1 milhão. O terreno para construção do centro abrange uma área de 2.037.94m². A obra tem previsão de entrega para dezembro deste ano, ao custo total de R$ 2.793.950,32. 

O deputado federal Bala Rocha explica que o Centro funcionará de forma unificada, fazendo uma junção de escola de artes com escola de idiomas, nos moldes da Escola de Artes Cândido Portinari e do Centro de Cultura e Língua Francesa Danielle Miterrand, ambos em Macapá, como também espaço para exposições, seminários, workshops, e reuniões. As aulas serão gratuitas, além de diversas atividades culturais e profissionalizantes, com inserção de jovens que estejam em risco social. Também serão disponibilizados cursos profissionalizantes. 

Em consenso, o chefe do Poder Executivo e o autor da emenda parlamentar do espaço cultural decidiram batizar a unidade de "Centro de Arte e Cultura de Santana Bi Trindade". O nome faz referência ao professor de língua francesa, Benedito Trindade Machado, falecido em dezembro de 2013, conhecido popularmente como Bi Trindade, que também foi fundador do grupo Pilão, um dos grupos mais tradicionais de Macapá. 

O governador Camilo Capiberibe disse estar realizado com o começo de uma unidade que produzirá bons frutos, além de reconhecer a grande contribuição que Bi Trindade deu para o fortalecimento da arte e da cultura do Amapá. 

O deputado federal Bala Rocha, também lembrou Bi Trindade e disse que ele foi um dos artistas que contribuíram para transformação cultural do Estado, e ressaltou a competência do governo na execução das emendas parlamentares. "Eu tenho, governador, a grande satisfação de trabalhar em parceria com o senhor, porque realmente as emendas que eu tenho feito têm dado certo. E também é uma honra poder homenagear uma referência como foi o Bi Trindade na nossa cultura", afirmou.

Comentários

Postar um comentário