Santana pode contar com novos profissionais formados pelo Barco Samaúma

O mercado de trabalho do município de Santana pode contar a partir de agora, com 399 profissionais qualificados em áreas como modista, informática, instalador elétrico e mecânico de motocicleta. Os novos técnicos integraram uma das 23 turmas dos 16 cursos profissionalizantes oferecidos pelo Serviço Nacional da Indústria do Amapá (SENAI/AP) no barco-escola Samaúma. A formatura aconteceu na noite de ontem, 24/06, após um mês de aulas. 

O Samaúma oferece aos jovens e adultos que são contemplados pelos cursos, qualificação profissional, consciência de preservação e responsabilidade ambiental. O barco-escola que semeia conhecimento por onde passa, está cedido ao SENAI/AP desde novembro de 2013 e conta, nesta etapa, com a parceria local do Governo do Estado e da Prefeitura de Santana. Desde sua chegada ao Estado, já foram qualificadas cerca de 1700 pessoas. O barco foi cedido pelo presidente da Federação das Indústrias do Amazonas, Antônio Silva, para atender solicitação do diretor do SESI e do SENAI no Amapá, Sergio Moreira. 

Os cursos foram ministrados dentro da embarcação – nos laboratórios internos – e desembarcados - no Centro de Educação Técnica de Santana. A embarcação de três conveses adaptada para funcionar como escola e oficina de técnicas industriais é dotada de modernos equipamentos e conta com uma tripulação de professores abnegados que viajam pelos estados do norte do país. Há 35 anos, o Samaúma leva educação de qualidade para as comunidades e já proporcionou formação profissional a mais de 57 mil pessoas. 

O aluno do curso de panificação, Ilídio Gonçalves Ribeiro, 68 anos, se aposentou como vigilante, mas após concluir o curso de Padeiro, revelou estar realizando um sonho. No discurso como orador das turmas agradeceu a Deus e aos gestores do SENAI pela oportunidade de expandir seu conhecimento e aprender uma nova profissão. 

Auriene Barbosa Carvalho, 35 anos, tem acompanhado o percurso do barco nos últimos meses. Moradora de Macapá, ela cursou em março, Confeiteiro Industrial e Eletricista, duas das opções ofertadas pela equipe do Samaúma, e passou o último mês frequentando as aulas de Padeiro em Santana. “Além de frequentar as aulas no turno da manhã, fiz um treinamento como auxiliar de confeitaria à tarde. Minha meta é fazer e comercializar bolos, pães e salgados para complementar minha renda mensal”. 

Richard Madureira, Secretário Estadual de Turismo, parabenizou a atual gestão do SESI e do SENAI e sua habilidade em realizar parcerias que estão colaborando com o desenvolvimento do Amapá e de sua população. “Temos a satisfação de fazer parte desta história de dignidade e valorização de nossos talentos”, declarou Madureira. “O momento da formatura é sempre um momento especial, por ser a conclusão de uma etapa importante na vida de todos que atuam na educação profissional e em especial na vida de vocês, formandos. Hoje é o ponto de partida rumo ao sucesso profissional. Agradecemos a cada um de vocês, que confiou no SENAI e compartilhou conosco da nobre missão de preparar profissionais para o mundo do trabalho”, pontificou Adriano Cardoso, diretor do SENAI/AP. 

O diretor regional do SESI/SENAI no Amapá, Sergio Moreira, expressou sua admiração pelo Projeto e pela equipe pedagógica e técnica, que doa parte de sua vida para que jovens e adultos da região Norte tenham opções de emprego e renda. “Nosso desejo é que o barco não saia mais do Amapá, mas por enquanto o que podemos afirmar é que ele permanecerá entre nós, pelo menos, até o fim deste ano”, afirmou Moreira. 

Saulo Ramos, coordenador do barco-escola Samaúma representou durante a solenidade, o SENAI do Amazonas, e manifestou sua satisfação em contribuir com o SENAI do Amapá promovendo qualificação técnica para quem precisa. “Acreditamos que vocês farão a diferença no mercado de trabalho. Confiem no seu aprendizado e potencial”, disse. 

Participaram da cerimônia de formatura o Superintendente Corporativo do SESI/SENAI, Heber Xavier e a superintendente do SESI-AP, Alyne Vieira.

Comentários