Governo do Amapá lança obra do Centro de Arte e Cultura de Santana

Preservação e desenvolvimento sociocultural do povo amapaense utilizando a arte e a cultura como instrumentos de capacitação e inclusão social. Esse é o objetivo do Centro de Arte e Cultura de Santana, cuja obra será lançada pelo governador Camilo Capiberibe, nesta quinta-feira, 26/06, a partir das 16h, na sede do município. 

Com um prédio de dois pavimentos, localizado no bairro central da cidade, a unidade oferecerá diversas atividades culturais e profissionalizantes, com ênfase na inclusão de jovens em risco social. 

O destaque está na escola de línguas, que possibilitará aos jovens santanenses oportunidades de integração e intercâmbio sociocultural com o povo francês, que deve se intensificar com a abertura da ponte binacional. 

O Centro oferecerá ainda cursos com argila e manganês, confecção de roupas e uniformes, técnico em eletricidade, primeiros socorros, mecânica, serigrafia, carpintaria, informática, saúde e segurança no trabalho. Terá também espaço para exposições, seminários, workshops, e reuniões. 

Estrutura física
No pavimento térreo da unidade, ficarão alocados seis salas de aula, biblioteca, laboratório de línguas e um auditório para 135 pessoas, contendo palco e cabine de som. A parte administrativa contará com diretoria e secretaria com banheiros, lavabo e depósito para materiais de limpeza, sala de professores com banheiros masculino e feminino e um para pessoas com necessidades especiais. 

Para acessar o segundo andar do prédio, uma escada e um elevador para cadeirantes serão construídos. Esse segundo pavimento contempla sala para cursos, laboratório de serigrafia, sala de oficinas, duas salas de desenhos, pintura, biblioteca, sala de acervo, laboratório de argila, sala do forno, laboratório multiuso, carpintaria e laboratório de informática. 

Completam a parte administrativa do segundo andar duas salas de coordenação, diretoria e secretaria com banheiros masculino, feminino e lavabo, sala de professores com banheiros, almoxarifado, serviços gerais e depósito. 

A construção do Centro de Arte e Cultura de Santana é uma indicação da emenda parlamentar do deputado Bala Rocha e tem como financiadores o Governo Federal, por meio do Programa Calha Norte do Ministério da Defesa, e o Governo do Estado com R$ 1,1 milhões em contrapartida. A obra será executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura ao valor total de R$ 2.793,950,32. O prazo de execução é de oito meses.

Comentários