Gestão Democrática: Equipes gestoras tomam posse nas escolas

No decorrer desta semana, os alunos das escolas onde ocorreu o processo eleitoral da Gestão Democrática participaram das cerimônias de posse das novas equipes gestoras, que a partir de agora, assumem a direção de quatro instituições de ensino. Os diretores, diretores-adjuntos e secretários escolares foram eleitos no último dia 06. O pleito aconteceu nos municípios de Macapá e Santana. 

A Escola Estadual Deusolina Salles Farias, foi a primeira unidade educacional a receber a nova equipe gestora. Nesta sexta-feira, 20/06, foi a vez das instituições, Augusto Antunes, Gonçalves Dias e Azevedo Costa. Os novos gestores ficarão à frente da direção por três anos, conforme está previsto na Lei 1.503, que normatiza o processo. 

Durante a cerimônia de posse na Escola Deusolina, a secretária de Estado da Educação, Elda Araújo, destacou os benefícios que as instituições ganham com a Gestão Democrática. Ela resumiu a realização do processo eleitoral como um passo importante para o sistema educacional, mas também reconheceu que muito ainda precisar ser feito para estruturar a educação e, para isso, é preciso a participação de toda a comunidade escolar. 

"Toda mudança gera desconforto porque o novo é desconhecido, mas a mudança é necessária. Os gestores eleitos são profissionais capacitados para cuidar da escola, são pessoas compromissadas dispostas a lutar por melhorias. O governador Camilo Capiberibe priorizou a vontade da comunidade escolar, e quem ganha não é só o professor, mas os alunos, os pais e a qualidade da educação", observou. 

Nas escolas que participaram do pleito prevalece a percepção de que as decisões participativas são fundamentais para o avanço educacional. A coordenadora de Políticas Educacionais da Seed, Deusamirtes Moura, argumentou que, com as instituições de ensino fortalecidas pela democratização, a rede estadual de educação ganha impulso, abre novas portas para o desenvolvimento. 

"Essa conquista é um momento de êxtase porque quem ganha é o povo. Assim vamos continuar trabalhando para contemplar as demais escolas", disse. 

Na Escola Augusto Antunes, o diretor eleito, Luizinho Shuersosvski, agradeceu a confiança de todos que acreditaram e o elegeram. "Daqui pra frente nosso trabalho será pautado no compromisso de honrar cada voto que nos foi confiado pelo exercício da cidadania. Na caminhada dessa nova jornada conto com a participação e ajuda de toda a comunidade escolar. A todos que contribuíram para o sonho se tornar realidade o meu muito obrigado", finalizou emocionado o diretor. 

A secretária da Seed, Elda Araújo, agradeceu o apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amapá (Sinsepeap), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Coordenação do Processo Eleitoral e demais envolvidos, que contribuíram para a realização do pleito. Implantado pelo Governo do Amapá, o projeto Gestão Democrática permite à comunidade decidir quem vai comandar os estabelecimentos públicos de ensino por um período de três anos, que pode ser renovado em caso de reeleição.

Comentários