3º Arraiá da Beira Rio abre oficialmente a quadra junina de 2014 nesta sexta-feira

O Arraiá da Beira Rio abre oficialmente a quadra junina de 2014 nesta sexta-feira, 20/06, a partir das 20h, na Cidade Junina, construída no Anfiteatro da Fortaleza de São José de Macapá. 

Para a abertura oficial do evento, uma programação especial está sendo montada, com a participação de autoridades do Estado e a apresentação das quadrilhas vencedoras do Festival Junino de 2013. 

O evento, realizado por meio da parceria do Governo do Estado, Liga Independente dos Grupos e Associações Juninas do Amapá (Ligajap), já tornou-se tradição da cultura amapaense, e reúne, todos os anos, diversos grupos juninos do todo o Estado. 

Nesta 3ª edição do evento, que acontecerá no período de 20 de junho a 6 de julho, aproximadamente 96 quadrilhas passarão pela Cidade Junina, durante os 17 dias de programação, entre grupos tradicionais, estilizados e participações especiais. Serão nove eliminatórias, que já começam na noite de sábado, 21/06, com as apresentações de 10 quadrilhas tradicionais. São elas: Os Descendentes, Xodó Junino, Filhos dos Matutos, Revelação Junina (Porto Grande), Arranca Toco, Os Bagunçados dos Matutos, As Piranhas dos Matutos, Juventude Brasileira, Juventude na Folia e Pura Folia. 

Para a programação deste ano, uma grande estrutura foi montada para atender ao público e todos os participantes do evento, com a ampliação da arena para a apresentação das quadrilhas, construção de três arquibancadas, área livre e duas áreas de camarotes, além da praça de alimentação, com a comercialização de comidas típicas e espaço para a venda de produtos artesanais. 

A grande novidade este ano, que atende as solicitações da população e dos quadrilheiros, é a cobertura de toda a área de apresentação das quadrilhas. O espaço ganhará uma cobertura especial, possibilitando a apresentação dos grupos juninos mesmo com chuva. 

A estimativa de público para esta terceira edição é de mais de sete mil pessoas por noite, podendo este número aumentar, durante a programação de abertura e no final das disputas da quadra junina (no período de 02 a 06 de julho), ultrapassando 10 mil pessoas. 

Investimento
Este ano, o Governo do Amapá, por meio da assinatura de convênio com a Liga Independente dos Grupos e Associações Juninas do Amapá (Ligajap), está investindo o valor de R$ 1,5 milhão para a realização de toda a quadra junina amapaense. Do montante, R$ 200 mil serão destinados à realização da programação do município de Santana, que terá início no dia 3 de julho, com a participação de 18 grupos juninos (tradicionais, estilizados e participações especiais). Além dos municípios de Laranjal do Jari e Vitória do Jari, que também estão sendo contemplados com o repasse de recursos.

Comentários