Procon fiscaliza bancos e empresas autorizadas do BC em Macapá e Santana

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) realiza, no período de 22 a 25 de abril, uma ampla fiscalização em bancos e empresas autorizadas do Banco Central (financeiras, consignadas e correspondentes bancários) devido ao grande número de denúncias registradas no órgão. A ação será nos municípios de Macapá e Santana. 

O objetivo é garantir que o consumidor saiba quais taxas irá pagar antes de qualquer negociação. A recomendação é de que as empresas mantenham, em local visível, todos os valores de taxas cobradas para que o consumidor não tenha dúvidas. 

Durante a ação, os fiscais terão como base o Código de Defesa do Consumidor (CDC), a Lei 4.595/64, as resoluções do Conselho Monetário Nacional 2.303/96 e a Tarifas de Dispensa Bancária 3.518, de 2007. 

A diretora do Procon, Nilza Amaral, diz que os bancos e financeiras têm sido os estabelecimentos mais fiscalizados durante os últimos três anos. 

"No momento de atuação, a nossa equipe vai orientar o consumidor quanto às taxas que irá pagar antes de qualquer negociação. Recomendaremos que as empresas mantenham, em local visível, todos os valores de taxas cobradas para que o consumidor não tenha dúvidas", explica.

Comentários