Pacientes renais crônicos opinam sobre construção da Clínica de Nefrologia em Santana

Durante a entrega da ordem de serviço na última sexta-feira, 25/04, feita pelo governador do Amapá, Camilo Capiberibe, para a conclusão das obras de construção no complexo do Hospital Estadual de Santana (HES), usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), presentes na solenidade, opinaram a respeito dos benefícios que as obras vão trazer depois que forem inauguradas. Trata-se da retomada das obras da Clínica de Nefrologia de Santana e a construção da nova ala do hospital santanense. 

A paciente renal crônica Adriana da Conceição Lopes Andrade, residente em Santana, e que há 16 anos faz seu tratamento de hemodiálise em Macapá, não tem dúvidas de que, com o funcionamento da Clínica de Nefrologia, os pacientes que necessitam desse atendimento terão mais comodidade e melhor qualidade de vida. "Não terei que acordar mais às 4h para vir até Macapá fazer minha sessão de hemodiálise", observou. 

O paciente Gilberto Silva de Moraes, que há quatro anos faz hemodiálise, também comemorou a retomada das obras. Para ele, o momento representa a realização de um sonho, de uma conquista dos mais de 40 pacientes renais crônicos residentes em Santana. "O governador Camilo Capiberibe está de parabéns pela iniciativa. A inauguração da Clínica de Nefrologia vai permitir que os pacientes renais crônicos possam viver mais e melhor". 

Para a paciente Elizabete dos Santos Medeiros, residente no Delta do Matapi, a conclusão das obras vai acabar com o incômodo que os pacientes passam, acordando às 4h, três vezes por semana, para fazerem hemodiálise em Macapá. "Faço hemodiálise há seis meses e o Estado já presenteia com uma Clínica de Nefrologia na minha cidade, não existe presente melhor que esse", ressaltou. 

Segundo o paciente renal crônico há 12 anos, Enédio Alves de Souza, a decisão do governador Camilo Capiberibe em autorizar a conclusão das obras gera melhor qualidade de vida não apenas para os 43 pacientes renais crônicos de Santana, mas para os quase 200 pacientes cadastrados na Clínica de Nefrologia do Hospital Estadual de Clínicas Alberto Lima. Para ele, a implantação do serviço em Santana reacende a esperança de quem necessita de tratamento de hemodiálise, tanto para quem reside em Santana quanto para quem mora em Macapá, que terá mais comodidade e conforto durante o atendimento. 

Equipamentos
Durante a visita do governador Camilo Capiberibe e do secretário de Saúde, Jardel Nunes, na sexta-feira, ao Hospital Estadual de Santana, aquela instituição recebeu uma ambulância nova, doada por intermédio da parceria entre a Sesa e o Ministério do Trabalho, e um aparelho de autoclave, utilizado para esterilizar equipamentos cirúrgicos.

Comentários