Governo e Capitania dos Portos vão intensificar fiscalização nas hidrovias amapaenses

O Governo do Estado e a Marinha começaram a dialogar para alinhar ações de fiscalização nos portos e hidrovias amapaenses. O objetivo é desenvolver ações conjuntas de modo a garantir uma navegação segura nos rios e afluentes internos e também nas linhas interestaduais. 

A iniciativa surgiu durante encontro do governador Camilo Capiberibe com o novo comandante da Capitania dos Portos no Amapá, almirante Edlander Santos. A reunião aconteceu nesta quinta-feira, 10/04, no Palácio do Setentrião. 

Entre outras questões afins, o chefe do Executivo destacou a preocupação com os indícios de superlotação nas embarcações que fazem o trajeto Macapá/Bailique. "O Bailique é peculiar. É um dos lugares do Amapá que só se chega de barco e a população do arquipélago vem muito à capital [Macapá] procurar os serviços públicos. É um trânsito fluvial intenso e a falta de controle na segurança das embarcações nos preocupa", comentou o governador. 

O comandante Edlander disse que o governo pode contribuir nas inspeções navais e com campanhas educativas. "A superlotação e a falta de cuidado com equipamentos de segurança e salvamento é um problema da Amazônia como um todo. Nós vamos planejar, em parceria com o governo, a intensificação das fiscalizações", asseverou o almirante. 

O governador também cogitou o apoio da Capitania na reativação de um terminal de embarque e desembarque de passageiros em Santana. "Além deste, temos terminais de carga no interior, em Oiapoque e Calçoene, que precisamos regular o funcionamento e a Marinha é fundamental nesse processo", ponderou Camilo Capiberibe.

Comentários