Barco-escola Samaúma aporta em Santana nesta segunda-feira

O barco-escola Samaúma, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, aportaem Santana nesta segunda-feira, 28/04, para qualificar 500 jovens do município em 16 cursos profissionalizantes para ajuda-los a se inserir no mercado de trabalho. As inscrições para vagas serão feitas somente na terça, 29/04, e quarta-feira, 30/04. As aulas começarão no dia 5 de maio. O Samaúma estará ancorado no terminal pesqueiro de Santana e as inscrições podem ser feitas dentro da embarcação, das 8h às 11h e das 13h às 18h, gratuitamente. 

As qualificações oferecidas são nas áreas de informática, confeitaria, mecânica e construção civil, entre outras. As turmas são destinadas a jovens e adultos.Para participar dos cursos, os interessados devem ser alfabetizados e ter idade mínima de 16 anos. Para efetuar a matrícula, o candidato deve apresentar cópias dos documentos de identidade, CPF, comprovante de residência e de escolaridade. 

De acordo com o diretor técnico do Senai-AP, Paulo Rech, o barco tem a missão de levar capacitação profissional a comunidades ribeirinhas da Região Amazônica. “Para o país crescer economicamente é preciso proporcionar oportunidades aos jovens. Esta é nossa missão, capacitar as pessoas para inserção no mercado de trabalho”, afirmou. 

O barco-escola Samaúma, construído pelo Senai do Amazonas há 35 anos, já qualificou mais de 46 mil pessoas das comunidades ribeirinhas de Estados do Norte. O barco está cedido pelo Departamento Regional do Senai do Amazonas para o Senai do Amapá.

Comentários