Caçambas são apreendidas por transportar minério irregularmente

Quatro caçambas foram apreendidas pelo Batalhão Ambiental na quarta-feira (19/03), em Santana. Elas estavam transportando irregularmente minério de ferro, na Av. Cláudio Lúcio Monteiro. De acordo com a polícia, o serviço realizado pela mineradora descumpria uma recomendação de janeiro de 2014, do Ministério Público do Amapá (MP/AP), que estabeleceu normas para o transporte de minérios em Santana. Cinco pessoas foram conduzidas para a delegacia por crime ambiental. 

"O Ministério Público recomendou que as empresas limpassem as rodas dos veículos, cobrissem a carga e depois lavassem a pista por onde as caçambas passam. Mas a fiscalização verificou que isso não estava acontecendo. Isso é considerado um crime de poluição ambiental por causa do despejo do minério de ferro nas vias de Santana", explicou o tenente do Batalhão Ambiental Edmilson Matos. 

A mineradora foi autuada e recebeu uma multa de R$ 100 mil. A transportadora, que não tinha autorização para trabalhar com minério, segundo o Batalhão Ambiental, recebeu multa de R$ 35 mil. As empresas têm 10 dias para recorrer dos valores no Instituto de Meio Ambiente do Amapá (Imap). 

As quatro caçambas permanecerão no pátio do Batalhão Ambiental até a transportadora conseguir o licenciamento para trabalhar com minério. Os motoristas e um supervisor da mineradora foram encaminhados para a 1ª Delegacia de Polícia Civil de Santana e depois liberados. 

"A transportadora foi multada por causa da poluição devido a falta de limpeza das rodas e por não ter licenciamento para o transporte do material. Já a mineradora descumpriu a ordem de lavar as vias", reforçou o oficial do Batalhão Ambiental.

Comentários