Vítimas do naufrágio do Novo Amapá terão memorial em Santana

A prefeitura do município de Santana, a 17km de Macapá (AP), anunciou que construirá um memorial às vítimas do naufrágio do barco Novo Amapá, ocorrido em 6 de janeiro de 1981. A tragédia completa 33 anos nesta segunda-feira (6). A construção do museu será para desocupar as valas comuns onde mais de 300 mortos no acidente fluvial foram enterrados, no cemitério santanense, segundo a prefeitura. 

"A medida de transferir os restos mortais das vítimas do Novo Amapá para o memorial garantirá mais espaço para novos sepultamentos no cemitério santanense", disse nota da prefeitura de Santana. 

O projeto do memorial vai concentrar em um único local os restos mortais com fotos e documentos das vítimas da tragédia. Segundo a prefeitura, para execução da obra já há disponíveis R$ 250 mil em verbas federais. O Município não informou a partir de quando as valas serão desocupadas e onde será o memorial. 

O cemitério santanense foi construído em 1977 e ao longo dos anos não passou por nenhuma ampliação, impossibilitando-o de comportar novos sepultamentos. Atualmente, o local possui 15 mil corpos enterrados. Somente pessoas com jazigos de família são sepultadas. O restante é transferido ao cemitério São Francisco, na Zona Norte de Macapá. 

Tragédia
O barco Novo Amapá foi um dos maiores naufrágios já ocorridos na Amazônia. A embarcação partiu de Santana por volta de 14h e naufragou por volta de 21h após bater em um banco de areia no rio Cajari, próximo ao distrito de Monte Dourado, em Almerim, no Pará, onde seria o destino final. 

À época, a Capitania dos Portos havia registrado cerca de 150 passageiros, conforme lista cedida pelo despachante do barco. 

A embarcação, segundo o inquérito marítimo nº 22.031, do Departamento Regional da Marinha no Pará, tinha 25 metros de comprimento com suporte para transportar no máximo 400 pessoas e meia tonelada de mercadoria. No entanto, ela teria partido do porto de Santana com mais de 600 passageiros e quase uma tonelada de carga comercial.

Comentários