Lixeira de Santana será unificada com a de Macapá

Atendendo a resolução da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), está prevista para esse ano a desativação da lixeira pública do município de Santana. A lei determina que os municípios transformem as lixeiras a céu aberto em aterros sanitários, visando melhor higienização da área. 

Com a desativação da lixeira pública, o despejo dos resíduos sólidos do município será destinado a um espaço cedido no aterro controlado de Macapá até que a prefeitura de Santana conclua o próprio aterro, previsto para ser construído na Rodovia AP-010, entre os rios Vila Nova e Matapi. Por enquanto, ainda não houve uma oficialização do projeto, mas de acordo com Charles Chelala, da Prefeitura de Macapá, a intenção é que os resíduos sejam destinados ainda nesse ano. 

“Na região de Santana, ainda não há área que suporte um aterro sanitário. O espaço do aterro sanitário em Macapá suportará a quantidade de resíduos sólidos produzidos em Santana. 

Atualmente Macapá coleta mais de seis mil toneladas de lixo, enquanto Santana recolhe apenas mil toneladas. Mas vamos viabilizar para que essa quantidade seja reduzida, com projetos de coleta seletiva e reciclagem”, afirma. De acordo com informações da prefeitura de Santana, a equipe responsável trabalha na elaboração de um projeto visando conseguir recursos do Governo Federal para criar o próprio aterro controlado. 

Em caso de descumprimento do PNRS, o Município fica impedido de receber verbas da União para serem usadas em políticas de resíduos sólidos. 

Na desativação da lixeira pública de Santana, todo o resíduo do local será enterrado e uma cerca será construída para isolar a área.

Comentários