Alteração em linha de ônibus entre Macapá e Santana revolta usuários

O estudante de direito Richard Castelo, de 31 anos, morador do bairro Paraíso, em Santana, a 17 quilômetros de Macapá, se diz prejudicado pela alteração na linha de ônibus intermunicipal que realiza o trajeto entre as duas cidades, determinada pela Secretaria Estadual de Transportes (Setrap) e iniciada em 1º de janeiro. 

A alteração determina que os veículos que retornam de Macapá pela Rodovia JK – via distrito de Fazendinha - encerrem o itinerário no terminal de passageiros de Santana, localizado no bairro Central. Com isso, a linha deixa de atender a 4 bairros: Fonte Nova, Jardim de Deus, Laranjeiras e Paraíso. 

A única opção para os moradores desses bairros é a linha Macapá/Santana, que trafega pelo distrito do Coração. Richard lamenta que além da retirada das linhas, não tenha havido uma comunicação prévia por parte da Setrap. Ele diz que foi pego de surpresa. 

“Se em Santana o ônibus demorava, agora vai demorar muito mais. Aqui no bairro Fonte Nova não temos pontos de parada, esperamos os ônibus embaixo de árvores, com risco de sol e chuva. A partir do início das aulas nas escolas, os ônibus ficarão mais cheios”, reclama o estudante. 

O pintor Robson Noronha, de 31 anos, diz que se deslocou até o terminal do município para receber informações sobre o correto itinerário da linha. “Não sabia de nada, moro em Macapá e tive que ficar no terminal depois de o motorista me dizer que o ônibus não vai até o Fonte Nova. Terei que pagar dois bilhetes”, lamenta Noronha, referindo-se ao valor da passagem que é de R$ 2,35. 

Em relação às alterações, o diretor de Transportes da Setrap Antônio Carlos esclareceu que a redução atende a uma decisão judicial que resultou em um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), para reduzir o tempo de viagem nos coletivos, que é de 2h20. Com a alteração, esse tempo é reduzido entre 15 e 25 minutos em cada viagem. 

“Eliminamos essas ruas do trajeto, porque o ônibus dá uma volta muito grande dentro de Santana e acaba demorando a viagem para Macapá. Os ônibus que fazem a linha pelo distrito do Coração e pelo quilômetro 9 não sofreram alterações”, explicou Carlos. 

O diretor ainda explicou que a decisão da 2ª Vara Cível de Santana determinou que a alteração seja temporária e só permaneça se houver aprovação da população do município. “Se a maioria dos usuários não concordar com esse formato durante 30 dias, voltaremos ao trajeto antigo. Vamos levar em conta também as reclamações dos passageiros”, destaca.

Comentários