Lixeira pública de Santana vai ser desativada em 2014, diz prefeitura

A Lixeira Pública de Santana, a 17 quilômetros de Macapá, tem previsão de ser desativada em janeiro de 2014. A medida é para atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que determina aos municípios transformarem as lixeiras a céu aberto em aterros sanitários, segundo informou o secretário de Obras de Santana Alfredo Botelho. 

Com a desativação da lixeira pública, o despejo dos resíduos sólidos do município será destinado a um espaço cedido no aterro controlado de Macapá até que a prefeitura de Santana conclua o próprio aterro, previsto para ser construído na Rodovia AP-010, entre os rios Vila Nova e Matapi. 

“Na região da sede de Santana não há nenhuma área que possa suportar um aterro”, disse Botelho. 

A prefeitura de Santana trabalha na elaboração de um projeto para tentar conseguir recursos do Governo Federal para criar o próprio aterro controlado. Em caso de descumprimento do PNRS, o Município fica impedido de receber verbas da União para serem usadas em políticas de resíduos sólidos. 

Na desativação da lixeira pública de Santana, todo o resíduo do local será enterrado e uma cerca será construída para isolar a área. “Fizemos um acordo com a Eletronorte e ela contratou técnicos que estão trabalhando em um projeto para aquela área. A intenção é que ela não seja mais utilizada para depósito de lixo”, afirmou Alfredo Botelho.

Comentários