Detran estuda implantação de “pardais’ na capital

O diretor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AP), José Aurivan Gomes, viajou na última semana para conhecer e analisar o avanço da sinalização eletrônica, os famosos pardais, em Fortaleza (CE), e trazer mais um mecanismo de combate às infrações no trânsito do Amapá. 

A utilização dos pardais em pontos estratégicos, na capital cearense, reduziu em até 90% os acidentes com veículos em que os condutores excedem a velocidade, que normalmente é de 30 km/h e em alguns locais 60 km/h, segundo informou o diretor. 

"Esse é mais um mecanismo que o Governo do Amapá busca para implementar no Estado e reduzir ainda mais o índice de acidentes nas áreas de maior fluxo de veículos, como ruas e avenidas de Macapá e Santana", pontuou. 

De acordo com a equipe do Observatório de Trânsito estadual, que se reúne uma vez por semana no Detran, os pardais flagram o motorista que conduz o veículo fora dos limites de velocidade regulamentados na cidade. A conta vai à residência do infrator ou do proprietário do veículo para pagamento da multa, conforme a legislação vigente do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

"Essa é mais uma forma que o Governo do Amapá possibilita à sociedade amapaense para coibir, ainda mais, os acidentes de trânsito, visando assim reduzir o número de vitimados", ressaltou Aurivan Gomes. 

No estudo realizado pela equipe do Detran Amapá junto ao Departamento do Ceará, o planejamento do custo e benefício do uso dos pardais, em Macapá, tem o apoio do governador Camilo Capinberibe, que, preocupado com as questões do trânsito no Estado, criou o Observatório de Trânsito. 

"Esse Grupo de Trabalho, estuda e analisa os pontos mais críticos para coibir os acidentes nas ruas e avenidas de Macapá e Santana", disse Arthur Maciel, gerente do Núcleo de Educação do Detran (AP).

Comentários