Anglo conclui venda do Sistema Amapá para a Zamin Ferrous

A Anglo American anunciou oficialmente a conclusão da transferência de controle do Sistema Amapá para a Zamin Ferrous, cuja efetivação ocorreu em 1 de novembro de 2013. A possibilidade de vender o Sistema Amapá foi amplamente divulgada desde julho de 2012. 

Em janeiro de 2013, a empresa anunciou a venda de sua participação no Sistema Amapá para a Zamin Ferrous e em setembro, concordou em modificar o contrato de venda. O presidente mundial do Grupo Zamin é Pramod Agarwal (foto). Mesmo deixando de operar no estado do Amapá, a Anglo American está criando um fundo educacional para os filhos dos colaboradores que perderam a vida no acidente ocorrido no porto do Sistema Amapá em março deste ano, incentivando-os a continuar estudando. 

O Sistema Amapá investiu em projetos sociais, entre os quais a implantação da horta comunitária em Pedra Branca do Amapari, construção da Escola Direitos Humanos em Serra do Navio, e a aquisição de equipamentos de panificação para a Casa Betânia em Santana, além da capacitação de costureiras e aquisição de equipamentos de costura e doação de mais de 85 mil mudas de açaí nos municípios onde opera, incluindo a formação de mão-de-obra local que hoje atende não só as operações do Sistema Amapá como outras empresas que se instalaram no estado. 

José Luiz Martins, diretor do Sistema Amapá desde 2008, continuará à frente das operações e no momento apropriado, haverá oportunidade para maior aproximação com a liderança da Zamin Ferrous. 

A Anglo American começou a operar no Amapá no ano de 2008, e desde o início trabalhou em parceria com clientes, fornecedores, autoridades, as comunidades de Pedra Branca do Amapari, Santana e Serra do Navio, e instituições. 

Neste ano, o Grupo comemora 40 anos de operações no Brasil, ainda possuindo unidades de negócios de minério de ferro, níquel, nióbio e fosfatos em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás.

Comentários