Polícia Civil apura parte criminal de explosão em barcos

A Polícia Civil instaurou inquérito para investigar a explosão de três embarcações na localidade de Matapi Mirim, no município de Santana, ocorrida nesta sexta-feira, 18/10, por volta das 13hs. Equipes do Batalhão Ambiental, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Técnico-Científica do Amapá estiveram no local cada um executando ações de suas competências. 

A polícia já sabe que existe uma quadrilha praticando crimes de furto e roubo de combustível que vem de Belém (PA) para ser vendido em Macapá nos postos autorizados. De acordo com a polícia, a quadrilha ataca balsas ou caminhão-tanque e depois vende o produto. 

"Já prendemos um homem, há dois anos, quando ele foi denunciado e flagrado fazendo transação ilegal de produto inflamável nessa região . Agora todos os indícios apontam para ele novamente", esclareceu o tenente Edmilson Matos, do Batalhão Ambiental. 

O Batalhão Ambiental foi acionado pelo Centro Integrado de Operações e Defesa Social (Ciods) para essa ocorrência, dando conta de que alguns barcos estavam pegando fogo. A denúncia foi comprovada. Em um lugar foram encontrados dezenas de carotes metálicos e de plástico contendo gasolina, óleo diesel e etanol com aproximadamente 20 mil litros intactos. 

Três embarcações foram destruídas totalmente, assim como cerca de cinco mil litros de produto inflamável. Cinco pessoas que estavam nos barcos foram arremessadas com a explosão e tiveram queimaduras por todo o corpo. Estão internadas no Centro de Tratamento para Queimados (CTQ) no Hospital de Emergência, em Macapá. São elas: Marivaldo Lopes da Costa, Cleberton Silva Lima, Diego Pantoja Almeida, Harlon Oliveira dos Santos e Ivaldo Paulo da Silva. 

Militares do Batalhão Ambiental apreenderam uma lancha de pequeno porte, bombas injetoras, 21 tanques de plástico com capacidade para mil litros cada e gerador de energia. 

As investigações serão feitas pela 1ª Delegacia de Santana, que aguarda os laudos periciais da Politec e do Corpo de Bombeiros.

Comentários