Governo e parlamento discutem ZPE

O governador Camilo Capiberibe considerou interessante a ideia apresentada pelo deputado Manoel Brasil, de se criar a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) ao lado do Porto de Santana, e solicitou aos técnicos da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) que sejam feitos os estudos para verificar a possibilidade de executar o projeto. 

Para o parlamentar, a ZPE, vinculada ao porto, será muito mais atrativa aos empresários, a exemplo do que ocorreu com a Zona de Processamento de Exportação de Pecém, no Ceará, que foi inaugurada em agosto deste ano no complexo portuário, na Grande Fortaleza. 

"A ZPE é uma das saídas para gerar empregos no Estado do Amapá e a construção dela, ao lado do porto, é uma forma de atrair mais investidores e promover o desenvolvimento", justificou o deputado Brasil. 

Agora, o governador determinou que o secretário da Seicom, José Reinaldo, faça os estudos dos impactos sociais e financeiros, uma vez que, para a criação da ZPE, seria necessário desapropriar quase todos os moradores do bairro Novo Horizonte. 

"O governo tem como objetivo a construção da ZPE no Porto do Céu, mas essa proposta do deputado viabiliza a nossa Zona de Processamento de Exportação, porque atrairá mais investidores. Contudo, vamos avaliar essa questão em conjunto com o prefeito e, principalmente, o povo de Santana", sublinhou Camilo. 

O secretário José Reinaldo (foto, direita), que participou do encontro do deputado Brasil com o governador, disse que, em novembro do ano passado, o Governo do Amapá entregou o projeto de implantação da ZPE no Estado ao secretário-executivo do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CNZPE), do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio (Mdic), Gustavo, Sabóia Fontenele.

Comentários