Fogo e seis feridos no Matapi

Seis pessoas ficaram gravemente feridas durante uma explosão ocorrida no interior do barco-motor Anjo Gabriel, que estava aportado em um trapiche na foz do rio Matapi, em Santana. O porto é acessado pela estrada do Delta do Matapi. O acesso é difícil até ao local do acidente. 

O incêndio a bordo iniciou por volta das 13hs. Segundo as primeiras informações, um curto-circuito no cabeamento de energia de energia ligada de terra para o barco provocou a explosão. A embarcação estava carregada com vários tanques de combustível. 

As chamas se alastraram rapidamente atingindo o barco que estava amarrado ao lado. Explosões sucessivas foram ouvidas aumentando as chamas. Dois carros-pipa do Corpo de Bombeiros chegaram ao local para dar início ao combate às chamas. As embarcações foram soltas do trapiche. O segundo barco em chamas atingiu uma terceira embarcação que também estava carregada com combustível. 

“Foram várias explosões. As causas desse acidente ainda serão apuradas, mas pelo que já verificamos existe uma série de irregularidades”, disse o tenente PM Edilson do Batalhão Ambiental. 

Os feridos foram levados para o Hospital de Emergências de Macapá onde uma junta médica já aguardava para receber as vítimas. “Temos dois casos em que as pessoas tiveram cerca de 85% da superfície corporal atingida pelas chamas provocando queimaduras de terceiro grau. Essas vítimas foram entubadas e respiram com a ajuda de aparelhos. O quadro clínico é gravíssimo. As próximas 72 horas serão decisivas”, disse o cirurgião plástico Augusto Púpio, diretor do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital de Emergências. 

Durante o combate às chamas no local sinistrado foram descobertos dois grandes depósitos clandestinos de estocagem de óleo diesel. Existe uma forte suspeita da polícia que o óleo estocado no local possa ser de procedência ilícita. “Existem denúncias de desvio de óleo diesel de balsas nessa região. Não sabemos ainda se o material que foi encontrado aqui é procedente desses fatos, mas tudo será apurado”, disse o tenente.

Comentários