Procon volta a fiscalizar preços de combustíveis nos postos de Macapá e Santana

O valor cobrado pelos combustíveis em Macapá e Santana tem sido uma das maiores reclamações registradas por consumidores insatisfeitos no Instituto de Defesa do Consumidor (Procon), que, decorrente às denúncias, está realizando nesta terça-feira, 27/11, pela manhã e à tarde, uma grande fiscalização em todos os postos dos referidos municípios.
A ação tem como foco principal o motivo que levou os postos a cobrarem mais caro, além de verificar a quantidade e qualidade dos produtos comercializados, informações de preços em painéis e faixas na entrada dos estabelecimentos; se há valores diferentes nas bombas; se é informada qual a origem do combustível, se o posto pratica preço diferenciado e imposição de limite de valor para pagamento com cartão de crédito; publicidade enganosa e prazo de validade.
Segundo a diretora do Procon, Nilza Amaral, os revendedores que estiverem praticando preços abusivos terão de explicar os motivos que levaram ao aumento baseados em documentos que comprovem tais medidas.
"Caso o consumidor se sinta lesado, deve procurar o Procon e formalizar a denúncia para que o posto seja fiscalizado. É importante que, ao abastecer, ele também exija uma nota fiscal para comprovar o valor pago, no ato do abastecimento", recomenda Nilza.
A consumidora Dorotéia Maciel diz que a ação é muito importante, uma vez que ela sempre abastece no mesmo posto e afirma se sentir mais segura com as fiscalizações do Procon porque sabe que, dessa forma, previne o aumento no valor e na adulteração do combustível.
O Procon afirma que o trabalho de verificação de combustíveis está sendo realizado periodicamente em todos os postos de Macapá e Santana, com o objetivo de garantiar a qualidade dos produtos no mercado.

Comentários