Hospital de Santana faz mudanças e tenta melhorar atendimento

O Hospital Estadual de Santana (HES), única unidade hospitalar de média e alta complexidade existente no município, vem adotando medidas administrativas que visam melhorar e qualificar o atendimento de saúde. 

Segundo o diretor do HES, médico Alonso Aymoré, uma das mudanças recentes adotadas foi o controle mais rigoroso na saída de medicamentos e correlatos de dentro da unidade de saúde. O diretor explicou que antes havia muito desvio e furto de medicamentos da Farmácia Hospitalar. 

Para sanar esse problema, Alonso Aymoré optou em instalar a farmácia em outro ambiente separado do local onde os medicamentos ficam estocados. “Mesmo com o controle existente, o local onde a farmácia funcionava antes facilitava o desvio de medicamentos”. “A partir de agora a saída de medicamentos está controlada e o hospital não cai mais no risco de não atender pacientes por falta de medicamentos”, explicou o médico Alonso. 

O diretor anunciou que em breve o hospital vai adotar o protocolo de atendimento chamado “Medicação 24 horas”. O procedimento consiste na separação prévia do medicamento por 24 horas na própria farmácia do hospital após prescrição médica. 

A medida permite que apenas o medicamento prescrito seja levado para o setor de enfermagem do hospital. “Mesmo que pareça racionamento de medicamentos e redução de custos, nenhum usuário deixará de receber atendimento médico por falta de medicamentos”. Alonso garantiu que o hospital está com seu estoque de medicamento regular e dispõe de aproximadamente 700 colaboradores da saúde entre efetivos, contratos administrativos e terceirizados. A maior demanda atendida na casa de saúde é na área de maternidade e emergência.

Comentários