Em Santana, baixada do Ambrósio terá policiamento comunitário ostensivo

A área portuária de Santana, adjacente à Baixada do Ambrósio, ganhará uma Unidade de Policiamento Comunitário (UPC). 

Em visita ao local no último dia 10 de outubro, o secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Marcos Roberto Marques, definiu que a base do 4º Batalhão da PM terá o reforço imediato de 38 policiais militares. “A Baixada do Ambrósio é uma área densamente povoada, com elevado grau de risco social, por isso, vamos acelerar a implantação da Unidade de Policiamento Comunitário, com o reforço de 38 policiais militares oriundos da nova turma de formandos da corporação”, disse Marcos Roberto. 

O secretário observou que a Baixada do Ambrósio, com aproximadamente 15 mil habitantes, guarda alguma similaridade com o bairro das Malvinas, em Laranjal do Jari. “Nas Malvinas, a implantação da primeira UPC, em dezembro de 2011, reduziu os índices de criminalidade em 80% no próprio bairro, em 60% no seu entorno, e em 30% no município de Laranjal do Jari”. 

Após vistoriar a base do 4º Batalhão da PM na área portuária, o secretário Marcos Roberto Marques percorreu as pontes da Baixada do Ambrósio. Enquanto caminhava, ele conversou com moradores, proprietários de pequenos comércios e lideranças locais. Francisco Nogueira da Silva, 65 anos, que reside há 48 anos na Baixada do Ambrósio, avaliou os impactos positivos do policiamento comunitário. “Acredito que haverá uma queda nas principais ocorrências de violência, principalmente o tráfico de drogas, assassinatos e roubos”, calculou.

Comentários