Polícia Civil já possui equipe de pilotos para embarcação

Servidores da Delegacia Geral de Polícia Civil (DGPC) que participaram do Estágio Técnico (piloto de embarcação) na Capitania dos Portos do Amapá receberam certificados de conclusão, cuja cerimônia foi presidida pelo comandante da Capitania dos Portos, capitão-de-fragata Carlos Rodrigues Neves de Oliveira.

O evento ocorreu nesta sexta-feira, 24/08, nas dependências da instituição no município de Santana, onde esteve presente o delegado Raimundo Facundes, diretor de Polícia da Capital, e o delegado-geral Tito Guimarães Neto, que fez parte da turma dos novos policiais capacitados para conduzir embarcação, além do delegado César Ávila, da Delegacia de Polícia do Interior (DPI).

Segundo a direção da DGPC, essa é a primeira equipe de policiais que recebeu capacitação na Marinha do Brasil a partir da parceria firmada com objetivo de promover integração profissional. Em breve outros cursos serão disponibilizados aos agentes, a fim de atender necessidades que são importantes ao desempenho da função policial.

Dois delegados fizeram parte da equipe, sendo o delegado-geral Tito Guimarães e César Ávila do Departamento de Polícia do Interior (DPI).

As aulas foram ministradas no período de 13 a 24, entre teóricas e práticas aplicadas fiscalizadas por militares da Capitania. Ao final, os alunos foram submetidos a provas escritas.

Em conversa com os militares da Marinha, o delegado-geral avaliou como positiva a parceria e qualificação, sendo mencionados outros cursos futuramente.

Nas aulas práticas, instrutores mostraram como aportar e desaportar embarcação, manobras de referências, navegabilidades, mecânicas básicas e estabilidade da embarcação.

Em sala de aula os alunos tiveram conhecimentos de combate a incêndio, primeiros socorros, quilha (uma peça forte na origem da embarcação em madeira que se estende da proa à popa, ou seja, do início ao fim) e lastro (consiste em qualquer material usado para aumentar o peso ou manter a estabilidade de um barco).

Comentários