Desempenho de escola em Santana mostra compromisso com a educação

É no bairro Fonte Nova, zona Norte do município de Santana, que está localizada a Escola Municipal Padre Fúlvio Giulliano, instituição que obteve nota 5,7, melhor resultado do Estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Com uma estrutura simples, a escola mantém cerca de 500 alunos matriculados no ensino fundamental. O trabalho em equipe e o compromisso com o ensino podem ser considerados o segredo do bom desempenho na avaliação do Ministério da Educação. 

O município de Santana obteve as melhores notas do Estado, das 12 melhores instituições públicas do Amapá, oito escolas são de Santana e apresentaram um bom desempenho nas séries iniciais. A Escola Municipal Padre Fúlvio Giulliano bairro Fonte Nova superou a meta esperada de 3,7 e alcançou 5,7, melhor resultado da rede municipal de ensino. 

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é um indicador calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP) e em taxas de aprovação. Portanto para que o IDEB de uma instituição escolar avance é preciso que os alunos aprendam, não repitam de ano e freqüentem a sala de aula, foi o que aconteceu com a Escola Municipal Padre Fúlvio Giulliano. 

De acordo com a diretora da instituição, Raerli Pereira, o resultado foi uma surpresa para o corpo docente da escola. A simplicidade com que se atua em cada sala de aula e a dedicação dos educadores para com os alunos ocorrem ao longo dos 16 anos, em que a instituição funciona. São 500 estudantes, distribuídos em oito turmas recebendo a atenção não somente dos professores, mas todo o serviço técnico disponível na escola. 

“Não adotamos um modelo especifico de aprendizagem, apenas tratamos o aluno com respeito e temos o compromisso que se deve ter com a educação. Isso torna a escola mais atraente aos olhos do aluno, refletindo no seu desempenho em sala de aula” reiterou a diretora. O trabalho em equipe foi destacado pela professora de educação física Waldenia Dantas, que já trabalha a três anos na escola. “A escola trabalha construindo o aprendizado em conjunto com o aluno, para ter idéia, a direção está sempre presente em sala de aula, verificando o que é preciso para dar encaminhamento às aulas, e isso é fundamental para que o aluno se sinta valorizado acima de tudo” disse a professora. 

Alguns projetos também tem contribuído para despertar o interesse do aluno e incentivá-lo a participar assiduamente das aulas. Além das datas comemorativas, a direção mantém por seis anos o Projeto Nossa Tribo, realizado sempre no encerramento do segundo semestre, como culminância de todo trabalho realizado com os estudantes em sala de aula. 

“O projeto Nossa Tribo, é o momento em que a equipe técnica da escola em parceria com os estudantes apresentam o resultado de tudo o que foi desenvolvido em sala de aula. Buscamos juntar a cultura regional com que eles aprendem ao longo do ano, através de mostra pedagógica”, informou o professor do 4º ano Rai Rosa. 

O Ministério da Educação utiliza o IDEB para traçar metas de desempenho bianuais para cada escola e cada rede até 2022. Com o Ideb, os sistemas municipais, estaduais e federais de ensino tem metas de qualidade para atingir. 

Além da Escola Municipal Pe Fúlvio Giulliano, também alcançaram melhor resultado no IDEB, as escolas municipais Profª Maria Ilnah de Souza Almeida (5,5), Josycleia Guimbal Borges (5,4), Iranilde de Araujo Ferreira (5,3), Claudionor Rocha Freitas (5,3), Municipal Amazonas (5,0), Profª Gentila Anselmo Nobre (4,9) e Nossa Senhora da Conceição (5,9). 

Por Andreza Sanches (Jornal do Dia)

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