Batedores de açaí colocam em prática conceitos saudáveis e utilizam kit doado pelo GEA

Desde a sexta-feira passada, 10/08, batedores de açaí de Macapá e Santana começam a trabalhar usando o kit doado pelo Governo do Amapá, resultado de uma emenda parlamentar do deputado federal Bala Rocha. A entrega dos instrumentos estava prevista no Programa de Qualidade na Cadeia Produtiva do Açaí, que está contribuído para que boas práticas sejam aliadas do ofício desses trabalhadores. O governador Camilo Capiberibe esteve presente na noite desta quinta-feira, 9, no Museu Sacaca, e fez a entrega de kits e de certificados do treinamento.

O kit é formado por instrumentos de grande utilidade para a prática do que foi aprendido durante a capacitação. Basqueta, lixeira, produtos para análise de água, balde, mesa catadora, bota, avental e outros itens irão contribuir para que os objetivos do Programa sejam atingidos. A Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) e Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa) estiveram à frente dessa iniciativa, que pretende alcançar o maior percentual dos cerca de 3 mil batedores que atuam em todo o Amapá.

Durante o treinamento, os trabalhadores aprenderam mais sobre métodos saudáveis e higiênicos na manipulação do alimento que garantem saúde, qualidade e abrem as portas para mais consumidores e comerciantes que vendem o açaí como matéria-prima para outros produtos. Uma das maiores das preocupações referente à saúde é quanto à contaminação, principalmente da doença de Chagas, que pode ser combatida com atitudes preventivas no manejo e preparação. A capacitação alerta para esses e outros riscos que podem ser reduzidos com higiene e manipulação correta.

"Hoje temos consciência de nossa responsabilidade na saúde dos consumidores de açaí, o curso nos alertou sobre a questão da higiene. Os que ainda batiam açaí como antigamente, agora começam a se atualizar, até porque se continuarem como antes, perdem freguesia", ponderou Agostinho Pimentel, representante dos batedores de açaí.

O diretor do Iepa, Augusto Oliveira, ressaltou que houve mudança na preocupação e que, com os incentivos, o mercado cresce e a economia da cadeia produtiva fica equilibrada.

Para o secretário de Ciência e Tecnologia, Antônio Cláudio, é de grande importância que o comprador identifique a qualidade do açaí para o fortalecimento da cadeia e para que continue como o carro-chefe da economia amapaense. "De toda a riqueza gerada aqui, o açaí representa 2%, ou seja, mais de meio milhão. Esse projeto veio em um momento necessário de agregação de valor e valorização da atividade", pontuou o secretário.

A deputada federal Janete Capiberibe anunciou na ocasião que vai apresentar emenda de sua autoria para mais iniciativas.

O governador Camilo Capiberibe afirmou que a entrega dos kits e a conclusão dessa etapa da capacitação são o ponto de partida para que o açaí seja o principal produto para desenvolver a economia do Estado. "Nosso açaí tem que ter credibilidade e essas iniciativas garantem essa qualidade. Os benefícios são enormes, toda a cadeia do açaí ganha, do apanhador ao exportador, gera emprego, movimenta a economia. Mais incentivos estão chegando, além da emenda da deputada Janete, vamos lançar o Plano Estadual do Açaí. A partir de agora, o açaí saudável será a nossa marca, os batedores terão mais dinheiro e o Amapá será mais desenvolvido", reforçou o governador.

Comentários