Porto de Santana recebe visita de empresários interessados em navegação de cabotagem

O Porto de Santana recebeu ontem (10/07) a visita do presidente do Porto de Cabedelo do estado da Paraíba, Wilbur Holmes Jácome, e do assessor jurídico José Roberto Bezerra. Eles vieram conhecer as atividades desenvolvidas na região para expandir seus negócios em navegação de cabotagem.

A comitiva foi recepcionada pelo presidente da Companhia Docas de Santana (CDSA), Riano Valente, e pelo assessor jurídico Fábio Lobato que apresentaram os projetos de expansão e modernização do porto amapaense. Este foi o primeiro contato oficial dos empresários. No encontro, os gestores trataram sobre as potencialidades dos portos visando uma possível parceria nas atividades.

Cabotagem
Trata-se de navegação costeira entre portos marítimos de um mesmo país. A cabotagem apresenta vantagens sobre o modo rodoviário evitando gastos com as estradas, diminui o tráfego de caminhões, reduz o índice de acidentes, evita congestionamentos, entre outros benefícios.

De acordo com o especialista em engenharia econômica e coordenador do Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes (Ceftru) da Universidade de Brasília (UnB), Carlos Henrique Rocha, para operação de cabotagem, é preciso investir em estrutura portuária que garanta embarque e desembarque de mercadorias, estocagem, processamento e embalagem.

Comentários