Barco Tribuna navega pelas águas do rio Amazonas para cumprir a 99ª Jornada Itinerante Fluvial

Era madrugada do dia 10 de junho, quando o Barco Tribuna “A Justiça Vem a Bordo” partiu do cais do município de Santana para cumprir mais uma Jornada de atendimentos jurisdicionais às comunidades ribeirinhas no Arquipélago do Bailique.

De acordo com o relatório, o Tribuna chegou à Vila Progresso às cinco da tarde do mesmo dia. Foram doze horas de uma viagem tranquila e sem nenhuma anormalidade, pois, apesar das fortes chuvas na região, o rio Amazonas manteve-se calmo.

Nos cinco dias de intensa movimentação nas comunidades e adjacências da Vila Progresso, Itamatatuba, Ipixuna Miranda e São Raimundo, o relatório da 99ª Jornada da Justiça Itinerante Fluvial apresentou o seguinte resultado: 283 prestações jurisdicionais; Ministério Público - 33 procedimentos; Defensoria – 85; Cartório Jucá – 42; Infância e Juventude – 63; VEPMA – 18; Psicossociais – 28; Caesa – 168 orientações; TRE – 229 procedimentos; além da segurança e do apoio realizados pelos policiais, nas diligências.

O expressivo número de 750 atividades realizadas no período da Jornada, segundo a Juíza Marina Lorena Lustosa Vidal, coordenadora dos trabalhos, deve-se ao empenho de toda a equipe que não mediu esforços para que o ribeirinho receba o amparo do judiciário, e, sobretudo, “ao respeito e compromisso da Justiça do Estado com os cidadãos que moram nas regiões ribeirinhas, cujas razões estão sempre na carência material e assistencial, além das distâncias e dificuldades de navegação”.

Além de cumprir com o cronograma definido, a 99ª Jornada Fluvial objetivou, também, o cumprimento da programação para a jornada número 100, marcada para o período de 18 a 25 de agosto, na mesma região.

Comentários