Trio vendia diploma de curso superior por 5 mil reais em Santana

Após uma investigação que durou aproximadamente seis meses sobre a denuncia de um trio que estaria vendendo diplomas de nível superior no município de Santana, agentes da 2ª Delegacia de Polícia Civil sob o comando da delegada Luiza Maia cumpriram na tarde da última segunda-feira (25/06), três mandados de prisão preventiva expedidos pela justiça contra os acusados.

Francisco Renato Sales Ferreira, de 65 anos, a mulher dele, Suellen Pelaes Lopes, de 24, foram presos na frente de um supermercado localizado no bairro dos Congós, zona sul de Macapá, quando tentavam aplicar mais um golpe. O terceiro integrante José Carlos de Silva Miranda, de 39 anos,foi preso no município de Santana,município onde funcionava a sede da antiga Escola Superior de Filosofia e Ciências Humanas do Amapá(ESFICHAP).

O trio foi denunciado por 18 alunos da antiga faculdade onde Francisco Ferreira era o diretor presidente, que procuraram a polícia para comunicar que estavam sendo obrigados pelos acusados a pagarem as mensalidades de um curso que eles não estavam mais cursando.

O grupo também denunciou que os acusados estariam comercializando diplomas de nível superior de teologia ao preço de R$ 5 mil reais.

Segundo explicou Luiza Maia, delegada responsável pelas investigações, a fraude funcionava da seguinte forma. Os estelionatários ofereciam o diploma pára alunos que cursavam outro curso na instituição. A delegada disse ainda que 10 pessoas participaram do esquema aceitando o acordo e também responderão judicialmente pela fraude.

A polícia passou a monitorar o trio que além de aplicar o golpe em Santana, também são suspeitos de terem feito outras vítimas nos municípios de Mazagão, Oiapoque, Laranjal do Jarí, Porto Grande e Serra do Navio, onde funcionaram outras unidades da faculdade e que também fecharam as portas.

Luiza Maia comentou que a prisão do trio demorou a acontecer por que eles se mobilizavam frequetemente entre os municípios acima citados.

Na tarde da última segunda-feira (25), a polícia conseguiu chegar ao casal graças à colaboração de um dos denunciantes que marcou o encontro na frente do supermercado – local usado pelo trio para fazerem as negociações com as vítimas. Com a prisão de Francisco e Suellen, os agentes chegaram também até o terceiro integrante detido em Santana.

O trio foi levado para a 2ª DP de Santana onde foram autuados pelo crime de estelionato. Eles deverão ser encaminhados para o Instituto de Administração Penitenciária(Iapen) onde aguardarão pelo pronunciamento da justiça.

Comentários