Hospital Estadual de Santana atende em média 600 pacientes por dia

Estatística divulgada recentemente pela direção do hospital revelou que mais da metade dos casos atendidos na instituição vem da Rede de Atenção Primária. Os casos mais graves são encaminhados para o Hospital Estadual de Emergência (HE) e Hospital Estadual de Clínicas Alberto Lima, em Macapá.

A instituição oferece atendimentos de saúde de baixa e média complexidade com serviços de urgência e emergência nas áreas de pediatria, clínica médica, trauma, obstetrícia e neonatologia. Na área de internação realiza cirurgia geral e de ortopedia.

O hospital conta com aproximadamente 600 servidores, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, administrativo, pessoal de apoio e serviços terceirizados.

O diretor do Hospital de Santana, médico Alonso Aymoré, anunciou que a entrega das obras de construção e ampliação do novo complexo do hospital, prevista para este semestre, vai permitir que o hospital antigo passe por algumas readequações físicas incluindo a abertura de uma nova enfermaria especializada e cirúrgica.

"Iremos readequar também outros ambientes hospitalares aqui dentro, ampliando a oferta de serviços e ajustando alguns às normas técnicas e hospitalares preconizadas pelo Ministério da Saúde", explicou o diretor.

Segundo Alonso Aymoré, as adequações a serem realizadas no prédio antigo vão melhorar a resolutividade no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Estatística - Estatísticas do Hospital Estadual de Santana revelam que em 2011 foram realizados 2,7 mil partos. Desse total, 778 foram cesarianos e 1,9 mil normais. Neste período, o hospital também realizou 471 tratamentos obstétricos e 1.161 cirurgias. O hospital também realizou cerca de 2 mil anestesias e 1,1 mil internações clínicas e 1,6 mil pediátrica.

Os dados apontam que foram 4,8 mil consultas médicas especializadas, 261 atendimentos ambulatoriais. O número de atendimento médico especializado chegou a 889 e o de atendimento de profissional especializado foi de 4,5 mil. Em 2011, o hospital ofereceu 331.016 exames e o setor de emergência atendeu 123.594 pacientes.

Comentários