Inauguração do Hospital de Santana vai ampliar atendimento aos pacientes

A inauguração das obras de construção e ampliação do Hospital Estadual de Santana, prevista para este semestre, vai gerar uma série de melhorias no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

"Não se trata apenas de ampliação física do hospital, mas da melhoria na qualidade dos serviços prestados aos pacientes". A declaração é do diretor do hospital, médico Alonso Aymoré, que está há 46 dias no cargo e há nove anos trabalha naquela unidade.

A obra, em fase final, inclui a construção de dois pavimentos. No primeiro andar vão funcionar os serviços de internações, clínica médica, maternidade, enfermaria e Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal, enquanto que o segundo andar será ocupado por internações pediátricas, além do pavimento administrativo e de apoio. O hospital vai abrir 110 novos leitos, que, somados aos 110 que hoje estão ativos no antigo estabelecimento, amplia para 220 leitos.

O diretor destacou que com o funcionamento dos novos pavimentos do Hospital Estadual de Santana, o antigo prédio passará por uma readequação física, abrindo nova enfermaria especializada e cirúrgica.

"Iremos readequar também outros ambientes hospitalares aqui dentro, ampliando a oferta de serviços e ajustando alguns às normas técnicas e hospitalares preconizadas pelo Ministério da Saúde".

Segundo Alonso Aymoré, atualmente o Hospital Estadual de Santana atende em média 600 pacientes/dia. Considerando que o município tem cerca de 120 mil habitantes, em seis meses o hospital atenderia a população inteira da cidade.

O funcionamento precário nas unidades básicas de saúde, da Prefeitura de Santana, reflete diretamente no "estrangulamento" no atendimento no Hospital Estadual de Santana. A estimativa é que mais da metade dos pacientes atendidos naquele hospital tenham vindo da rede básica de saúde.

O prefeito de Santana, Antônio Nogueira, enalteceu a iniciativa do governo do Estado com a construção da obra hospitalar. Nogueira reconheceu a dificuldade em manter as nove unidades básicas municipais atendendo com qualidade, mas anuncia a construção de mais sete.

"Hoje o Hospital de Santana acaba absorvendo muita demanda de competência da rede básica. Com essa obra pronta, as demandas da rede básica retornam para a responsabilidade do município", comparou o prefeito.

O secretário de Estado da Saúde, Lineu da Silva Facundes, diz que além de melhorar os serviços em Santana, o novo hospital vai desafogar sensivelmente o Hospital de Emergência (HE) e o Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCA), em Macapá, haja vista que em muitos casos os pacientes são transferidos para a capital.

Comentários