Imap apreende mais de 1,5 tonelada de pescado e animais silvestres no município de Santana

O Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial (Imap) realizou uma operação conjunta de fiscalização com o Batalhão de Polícia Ambiental do Estado na madrugada da última terça-feira (13), no município de Santana. O objetivo foi coibir o transporte irregular de produtos e subprodutos de origem florestal e mineral, animais da fauna silvestre, pescado que se encontra no período de defeso, entre outros.

Conforme o diretor-presidente do Imap, Maurício Souza, foram montadas barreiras no Porto do Grego e no Porto da Pedra, ambos no município de Santana, com o intuito de parar e inspecionar veículos automotores que transportavam pescados do período de defeso e animais da fauna silvestre.
"Queremos resguardar a legislação da Portaria 164/2005, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que preceitua sobre o período de defeso. Caso alguém fosse pego transportando esses produtos, realizavam-se os procedimentos administrativos pertinentes a cada tipo de infração", diz Maurício.

Segundo ele, foram constatadas várias irregularidades ao longo do período de formação da barreira de inspeção veicular nos lugares onde foram dispostas as fiscalizações.

"Foram apreendidos 950 quilos de pescado do período de defeso, como tamuatá, piranha, branquinha, aruanã e tambaqui, além dos 40 quilos de jacaré", declarou o diretor-presidente do Imap.
Ele alerta, aos que insistem em cometer esse tipo de irregularidade, que a multa pode chegar até R$ 100 mil, dependendo da gravidade do crime.

"É uma forma de coibir a atuação de quem insiste em cometer esse tipo de crime ambiental", enfatizou Maurício.

No início deste mês foi feito a mesma fiscalização no município e foram apreendidos 800 quilos de pescado do período de defeso. Todo o produto recolhido foi doado para entidades como a Casa da Hospitalidade e o Abrigo São José.

Comentários