GEA atende comunidade e Peixinhos Voadores é realidade no Igarapé da Fortaleza

Crianças e adolescentes do Distrito de Igarapé da Fortaleza, em Santana, são as mais novas beneficiadas com o Projeto Peixinhos Voadores. Neste fim de semana, a Polícia Militar deu início ao programa social que ajuda a manter os meninos e meninas de 6 a 17 anos longe dos riscos sociais.

O governador Camilo Capiberibe, o secretário de Segurança, Marcos Roberto, e o coordenador do programa, Sebastião Mota, receberam os 220 novos integrantes que utilizarão a piscina da Escola Igarapé da Fortaleza para as atividades esportivas, disciplinares e cívicas.
O governador Camilo Capiberibe ressaltou que a utilização da piscina da escola para trabalhar a inclusão social através do projeto foi uma reivindicação da comunidade do Distrito durante o Plano Plurianual Participativo (PPA), em 2011.

"Os moradores pediram e nós atendemos. Tenho certeza dos resultados positivos do projeto e da importância dele na vida das famílias. O governo do Estado está investindo em políticas sociais e no Igarapé da Fortaleza estamos apostando em mais segurança pública para garantir tranquilidade. Aqui será implantado o primeiro Batalhão de Polícia Comunitária, além de outros benefícios", disse o governador.
O Peixinhos Voadores foi criado em 2002 por iniciativa então militar aposentado, professor Mota. Ele queria dar oportunidade para que crianças carentes saíssem das ruas, tivessem o respeito pela pátria e fossem atraídas pelo esporte. Em parceria com a Polícia Militar, Mota realizou o sonho que se expandiu para mais três polos. Além de Macapá, atende crianças de Mazagão, Santana e agora o Igarapé da Fortaleza. Ele avalia as chances de transformar crianças e adolescentes de outros municípios em atletas do Peixinhos Voadores.

Para que seja admitido, é necessário que o interessado esteja estudando e queira fazer parte do projeto. Professor Mota explica que é um trabalho de inclusão social que envolve toda a família e o resultado é sempre positivo. Eles têm aulas três vezes por semana e recebem orientações sobre conduta, respeito e responsabilidade.

"Me emocionei diversas vezes nesses dez anos. Ouvi muitas declarações de jovens que diziam que poderiam estar presos, mas a vida mudou por causa do projeto. Alguns viraram militares, professores, isso é gratificante", disse o professor.

A Polícia Militar investe atualmente R$ 280 mil em programas sociais, entre eles Proerd, Cidadão Mirim, Peixinhos Voadores e escolinhas de futebol e basquete. Além de manter os programas com lanche, material esportivo e reforma de espaços, o recurso serve para gratificar instrutores. Hoje, mais de 13.300 crianças e adolescentes estão inseridas em algum programa social da PM. No Peixinhos, são mais de 1 mil, e somente no Igarapé da Fortaleza estão matriculadas 220 crianças.

A dona de casa Érica Félix reforçou a necessidade que a comunidade tinha de programas como Peixinhos Voadores.

"Com ele as minhas filhas, de 7 e 13 anos, têm menos tempo pra ir pra rua. Quando não estão na escola, com certeza estarão aqui, aprendendo. É muito difícil criar filhos sem ocupação e a gente tem que trabalhar, não tem como ficar de olho o dia inteiro. Aqui elas vão aprender o que é bom", disse a trabalhadora.

Comentários