INAUGURADA OFICIALMENTE A USINA TERMELÉTRICA SANTANA II

O governador do Estado, Camilo Capiberibe, inaugurou na manhã da última quinta-feira, 26/01, a Usina Termelétrica Santana II, localizada no pátio do Centro de Operação Regional da Eletrobras Eletronorte. Contratada pela Companhia de Eletricidade do Amapá, a usina vai garantir apoio na geração de energia elétrica eficaz e necessária para o desenvolvimento do Estado.

A usina tem capacidade de geração de 47 MW adicionais para atender a crescente demanda do sistema amapaense e, durante 22 meses, produzirá energia por meio de geração térmica. O contrato, no valor no R$ 53 milhões, poderá ter seu período de vigência prorrogado por mais 12 meses.

Para o represente da Eletrobras Eletronorte, Robinson Marques, a parceria entre o Governo do Estado do Amapá e a concessionária possibilitou a ampliação do parque térmico da empresa e vem para atender o aumento da demanda de energia elétrica do Estado. "A Usina Termelétrica Santana II vai atender o mercado amapaense até a chegada do Linhão de Tucuruí", destacou.

A contratação dos 47 MW da usina termelétrica representa um aumento de 20% na potência instalada de geração de energia pela Eletrobras Eletronorte. Segundo informações do presidente da CEA, José Ramalho, ainda em 2010 o Ministério de Minas e Energia (MME) autorizou o GEA a contratar 24 MW para prevenir um possível racionamento de energia que poderia acontecer. "Naquele momento, o Estado e a CEA deveriam ter tomado as medidas para impedir que o cidadão fosse submetido a um processo de racionamento, e isso acabou não acontecendo", frisou.

"Em 2010 houve chuva e o apagão foi evitado. Mas o Estado não pode ficar à mercê de questões climáticas, precisa de planejamento. O que nós estamos fazendo aqui é o resultado de um planejamento, porque, assim que assumimos, começamos a discutir a contratação dos 24 MW", enfatizou Ramalho.

O presidente da CEA disse ainda que a Usina Termelétrica Santana II está funcionando há 33 dias em fase de testes. "Hoje estamos com os 47 MW disponíveis e isso afasta, por parte do Estado, a hipótese de racionamento ou apagão por conta da geração de energia. Isso também vai permitir que a Eletrobras Eletronorte faça a manutenção de suas máquinas sem prejuízos para o comércio, a indústria e para a sociedade", finalizou.

Para o governador Camilo Capiberibe, hoje a CEA inicia um novo capítulo afirmativo na história da empresa, que é a geração de energia para o Estado. "Há pouco mais de um mês colocamos em funcionamento a primeira parte e, naquela ocasião, tivemos um problema na transmissão da energia da empresa contratada para o sistema da Eletrobras Eletronorte. Isso fez com que adiássemos a inauguração da usina", ponderou o governador.

"Esse é um momento de orgulho para os gestores do Amapá, pois estamos mostrando a nossa capacidade em resolver problemas graves que afetam o dia a dia dos moradores", sublinhou.

Ao final da cerimônia, as autoridades presentes foram até a entrada da usina térmica para fazer o descerramento da fita e também conhecer as suas instalações.

Comentários