GOVERNO CONCEDE TÍTULO DE DOMÍNIO DE DOAÇÃO ONEROSA À EMPRESA CIANPORT

Representantes da Companhia Norte de Navegação e Portos (Cianport), do Estado de Mato Grosso, estiveram reunidos na última sexta-feira, 27/01, com o governador Camilo Capiberibe e com o diretor-presidente do Instituto de Meio Ambiente e Ordenamento Territorial do Amapá (Imap), Maurício de Souza, para assinar o título de domínio de doação onerosa, concedido pelo Governo do Estado do Amapá à Cianport.

Além da área destinada à empresa, as demais áreas da Ilha de Santana também serão tituladas. O documento outorgado pelo Estado concede uma área de aproximadamente 21 hectares, na Ilha de Santana, para a construção de um porto graneleiro. Enquanto o porto está sendo projetado, a empresa vem buscando junto aos órgãos ambientais reguladores as licenças ambientais necessárias para o início da obra.

Mas enquanto a empresa aguarda as liberações para dar andamento aos trabalhos, a Cianport, em parceria com a Companhia Docas de Santana e o Governo do Estado do Amapá (GEA), já estão construindo uma área dentro da Companhia Docas de Santana, gerando assim mais emprego e renda para o Estado.

Segundo o representante da Cianport, Cláudio Zancanaro, o investimento em cais e armazenamento que será feito para Ilha de Santana está avaliado em R$ 115 milhões. "A empresa está preparada para arcar com 10% desse valor e o restante será financiado", explicou.

Zancanaro destaca ainda que uma das preocupações da empresa é a questão ambiental. "Nós queremos dar os passos corretos para que, quando o porto entrar em operação, não ter nenhum problema. Até o licenciamento de frota, que não é necessário, nós vamos fazer. Cumpriremos as normas internacionais para não termos problema na hora da importação", ponderou.

O governador Camilo Capiberibe diz que está confiante no êxito do empreendimento com a instalação da empresa no Amapá. "No que depender do governo do Estado, nós vamos garantir todo o apoio necessário", afirmou.

Ewerton França/Secom (Governo do Amapá)

Comentários