AMAPÁ SOFRE PRIMEIRO "APAGÃO" COM NOVA TERMELÉTRICA

Na noite da última sexta-feira (27), um “apagão” deixou parte das cidades de Macapá e Santana às escuras por mais de uma hora. Segundo as primeiras informações cedidas por funcionários da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), estatal amapaense que comercializa energia elétrica no Estado, uma pane detectada em uma das máquinas geradoras de energia do parque interno da Eletronorte pode ter sido a possível causa.

No entanto, uma informação mais oficial foi repassada na manhã seguinte, explicando que duas unidades geradoras da empresa Aggreko, responsável por 30% da geração do Parque Termelétrico de Santana, sofreu uma pane interna, causada por uma provável sobrecarga no sistema, vindo a causar o desligamento de diversos alimentadores da Usina Termelétrica de Santana, que somente puderam ser normalizar após uma hora.

Pelo menos 150 mil habitantes espalhados em mais de 20 bairros das duas maiores cidades do Estado do Amapá sofreram transtornos durante o blecaute. Em virtude dessa interrupção no fornecimento de energia elétrica, alguns bairros da capital registraram a falta de água devido os sistemas de distribuição de água terem ficado inoperantes. O fornecimento de água para diversos bairros somente normalizou no dia seguinte.

A nova Termelétrica de Santana – O blecaute do último final de semana ocorreu justamente um dia após o Governo Estadual entregar a nova Usina Termelétrica de Santana que, segundo a Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte), entra com capacidade inicial de geração de 47MW para atender a demanda descontrolada do consumo energético no Amapá.

“A Usina Termelétrica Santana II vai atender procurar atender o mercado amapaense de energia até a chegada do Linhão de Tucuruí”, assim destacou o governador do Amapá Camilo Capiberibe durante a solenidade de inauguração da Termelétrica Santana II, que agora deverá acrescentar em mais de 20% a potência instalada sob a geração de energia produzida pela Usina Hidroelétrica Coaracy Nunes.

Vale ressaltar que o blecaute ocorrido no último dia 27 de janeiro foi o primeiro “apagão” registrado após a entrada do novo sistema termelétrico amapaense.

Comentários