Delegacia da Mulher de Santana inaugura ‘Sala Lilás’ para acolhimento de mulheres vítimas de violência

A juíza substituta Alana Pedrosa participou, nesta sexta-feira (8), da inauguração da Sala Lilás na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) do município de Santana. 

A magistrada está à frente do Juizado Especial Criminal e de Violência Doméstica da Comarca de Santana durante a ausência justificada da titular da unidade, juíza Carline Negreiros. 

Durante a solenidade, a juíza Alana Pedrosa destacou a importância da iniciativa para o enfrentamento à violência de gênero. 
“A Sala Lilás representa um avanço no atendimento às mulheres em situação de violência e oferecer um espaço humanizado é essencial para que as vítimas se sintam seguras e acolhidas no momento. O Judiciário, junto aos demais órgãos da rede, tem papel fundamental nesse processo de proteção e garantia de direitos”, afirmou a magistrada. 

A Sala Lilás foi criada para oferecer um ambiente reservado e acolhedor, com estrutura adequada para escuta especializada de mulheres em situação de vulnerabilidade. 

O espaço busca preservar a dignidade e o bem-estar das vítimas durante o atendimento policial e assistencial. 

Mais sobre a campanha: Agosto Lilás 
A ação integra a programação do Agosto Lilás, campanha nacional dedicada à conscientização e enfrentamento da violência contra a mulher.

O mês simboliza a luta por igualdade, respeito e proteção às vítimas de todas as formas de violência de gênero. Instituída no Amapá pela Lei Estadual nº 4.969/2016, a campanha Agosto Lilás ganhou reforço com a aprovação da Lei nº 14.448/2022, que estabeleceu o dever da União, estados e municípios de promover ações de sensibilização e prevenção. 

O objetivo é ampliar o conhecimento da população sobre os mecanismos legais disponíveis, especialmente a Lei Maria da Penha, além de fomentar o debate sobre o papel das instituições na proteção e garantia dos direitos das mulheres.

Comentários