Reunião traça acertos finais para evento comemorativo de fundação do povoado santanense

Representantes da Prefeitura de Santana estiveram na tarde de segunda-feira (20) na comunidade de Ilha de Santana, reunido com inúmeros moradores e alguns empreendedores locais.

Na ocasião, foram traçados meios relacionados às comemorações de aniversário de fundação do povoado de Santana, que acontecerá no próximo dia 04 de fevereiro. 

Os secretários municipais Djarde Queiroz (da Cultura) e Robson Barbosa (de Desenvolvimento Econômico), assim como o presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Santana Benedito Ferreira, escutaram a comunidade presente, na qual explanaram suas reivindicações sobre pendências do evento, e receberam diversas sugestões para a programação.

“Nossa comunidade tem sido muito visitada nos últimos tempos, e quando acontece eventos como esse, somos mais vistos, e aproveitamos para mostrar o que temos de bom”, disse a empreendedora Aline Souza, do ramo de alimentação. 

Além de Aline, profissionais que atuam em áreas como artesanato e panificação, citaram sua participação dentro da programação do evento, onde suas produções passam a ser bastante comercializadas. 

“Se o evento está dentro da nossa comunidade, a economia tem que circular a nosso favor”, declarou uma das artesãs, residente na região. 

Para o presidente da Fundação Municipal de Cultura (Sancult) Djarde Queiroz, a pretensão do evento é também ajudar a comunidade local a valorizar suas raízes e assim fazer com datas comemorativas como essas se tornem referências em âmbito estadual. 

“Hoje temos a Festa de São Tiago (no município de Mazagão) que é mantida pelo próprio povo, e se muito assistida por pessoas de fora. O evento aqui da ilha também pode se tornar um evento dessa proporção, dependendo apenas da vontade do povo e tendo sempre o apoio do poder público, como já vem acontecendo nos últimos anos”, explicou Queiroz.

Comentários